quarta-feira, 14 de maio de 2014

Encontro Nacional de Treinadores de Goleiros é realizado em Americana

O evento reuniu 70 profissionais da área esportiva de diversas cidades do país
A busca por aprimorar as técnicas de treinamentos para o goleiro de futebol foi discutida nesta segunda-feira, 12 de maio, em Americana no 3º Encontro Nacional de Treinadores de Goleiros. O evento reuniu 70 profissionais da área esportiva de diversas cidades do país, como Passo Fundo – RS, Criciúma, Sorocaba, Valinhos, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras. As palestras foram realizadas no auditório da Faculdade de Americana.


O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros – ABTG, em parceria com a Escola de Goleiros Camisa 1, que tem sede em Americana.

“Essa foi uma importante oportunidade de trazer o evento para o estado de São Paulo, os últimos tinham acontecidos no Rio de Janeiro, foi muito boa a troca de experiência entre os profissionais”, disse Ivan Garcez, presidente da ABTG.

Foto crédito: Alex Ferreira | Assessoria de Imprensa Escola de Goleiros Camisa 1
Durante a manhã e a tarde foram apresentadas as palestras dos treinadores Danilo Minuti, Palmeiras; Rogério Lima, Santos; Ivan Garcez, Flamengo; Rodrigo Bruns, Red Bull; além de uma mesa redonda com o técnico de futebol Waguinho Dias em parceria de Douglas, ex-goleiro do Guarani e atual preparador de goleiros;  Alencar, ex-goleiro do São Paulo; e Diego Pato, atual goleiro do Ituano.

A integração entre treinadores de goleiros e comissão técnica, e a maior participação do goleiro no jogo utilizando os pés tornando-se mais um jogador de linha, foram os principais temas discutidos.

Rogério Lima, treinador de goleiros da base do Santos e da Seleção Brasileira, é um defensor da utilização do jogo com os pés pelos goleiros. “Hoje em dia é importante o goleiro ser completo, nos preocupamos com fundamentos específicos e às vezes nos esquecemos de trabalhar com os pés, que é uma situação que acontece todo momento no jogo”, disse.

Após as palestras, os participantes foram ao campo da Escola de Goleiros Camisa 1 para participarem das palestras práticas. Foram apresentados três estilos de treinamentos, entre eles, a saída de gol, velocidade e tomada de decisão.

Rodrigo Bruns, preparador de goleiros da equipe Red Bull Brasil, aprovou a iniciativa do evento e a integração dos profissionais da área. “Foi totalmente válido, toda vez que temos a possibilidade de trocar idéias e novos conceitos de trabalho e sem vaidade, acho que esse é o melhor fruto. E começar fazer o Encontro se expandir é totalmente positivo”, disse.

Após passar por Rio de Janeiro e Americana, o destino do Encontro de Treinadores poderá ser o sul do país. “São duas propostas, uma em Porto Alegre e Joinville, vamos decidir até o final de maio”, disse Garcez.


No final do evento, a Escola de Goleiros Camisa 1 realizou a entrega dos materiais esportivos do projeto Goleiro Solidário, que tem como objetivo arrecadar doações de luvas, calças, camisetas e chuteiras para os garotos atendidos na Camisa 1. No total, foram arrecadados 200 pares de luvas, 40 calças, camisa e luva do goleiro Walter do Corinthians, Bruno do Criciúma, Valdir Bardi, treinador na Tailândia, 50 pares de meia, 10 pares de chuteira, 100 shorts e 30 agasalhos.

As doações foram realizadas por São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, RedBull, Tristar, HO Soccer, Pró Luva e empresários parceiros do projeto Camisa 1.

“O Encontro Nacional de Treinadores de Goleiros foi fechado com chave de ouro. A Escola de Goleiros Camisa 1 agradece aos amigos e parceiros que colaboraram na doação desses produtos”, disse Vander Batistella, idealizador da Camisa1.

Texto: Alex Ferreira | Assessoria de Imprensa Escola de Goleiros Camisa 1
Fotos: Sanderson Barbarini

Compartilhar:  Facebook

0 comentários:

Postar um comentário