Hortolândia e Americana são campeões dos 60º Jogos Regionais

Decidido apenas no último dia, Hortolândia e Americana sagraram-se campeões da primeira e segunda divisão, respectivamente, dos 60º Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A consagração veio na noite desta sexta-feira, 29/07, com a premiação geral realizada na cerimônia de encerramento realizada no ginásio Mário Antonucci (Centro Cívico).

Americana sai na frente nas oitavas do Estadual de Futebol da OAB

A equipe da OAB Americana\Nova Odessa\SBO está em vantagem nas oitavas de final do Campeonato Estadual de Futebol da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Neste sábado (30), no estádio Antônio Guimarães, em Santa Bárbara d´Oeste (SP), a equipe venceu a OAB Sorocaba\Piedade\Votorantim por 1 a 0.

Brasil é bicampeão mundial militar feminino ao bater os Estados Unidos em jogo dramático

A Seleção Brasileira Feminina sagrou-se campeã da segunda edição do Campeonato Mundial Militar Feminino – 2016 ao derrotar os Estados Unidos, nesta sexta-feira (29 de julho), por 61 a 60, em duelo extremamente equilibrado, realizado em San Diego, nos Estados Unidos. Com este resultado, o selecionado nacional concluiu a sua participação com 100% de aproveitamento, vencendo os cinco jogos disputados.

Galeria de fotos: Jogos Regionais 2016

Galeria de fotos de todos os dias da 60ª edição dos Jogos Regionais | 19/07/2016 à 29/07/2016 Total: 4.497 fotos

Réplica da Tocha Olímpica visitará escolas da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Americana, em conjunto com a Secretaria de Esportes, lançará na próxima semana, um programa de visitas da réplica da Tocha Olímpica na rede municipal de ensino de Americana durante o mês de agosto.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Rio Branco vence, respira na degola e tira chances de acesso da Portuguesa

O presidente Valdir Ribeiro segue confiante na
permanência da equipe na Série A2
Em um jogo com clima tenso neste domingo, no Estádio do Canindé, Rio Branco e Portuguesa disputaram a sobrevivência dentro da Série A2 do Campeonato Paulista. Ao apito final, foram os americanenses que saíram contentes com a surpreendente vitória de 2 a 0 e uma sobrevida na luta contra o rebaixamento. A Lusa, por sua vez, não tem mais chances de se classificar e fica, com duas rodadas de antecedência, obrigada a somar pontos para evitar a queda.

O Rio Branco volta a vencer justamente no primeiro jogo após o pedido de demissão do técnico Bordon. Sobe para 14 pontos, deixa o Atlético Sorocaba (já rebaixado) na lanterna e fica a quatro pontos de sair da zona de rebaixamento. A degola também preocupa a Portuguesa, 13ª colocada, com 20 pontos e, portanto, três de vantagem para o Z-6.

Pressionados por fatores externos (o elenco da Portuguesa teve forte cobrança da torcida, e o Rio Branco perdeu o técnico Bordon na quinta-feira), os dois times fizeram uma partida tensa nesta tarde. Melhor para quem não estava em casa. O Tigre abriu o placar com Roncatto, aos 12 minutos, e ampliou com Júlio, aos 26 do primeiro tempo. O time visitante teve, ainda, chance de aumentar o placar, contra uma Lusa completamente entregue.

Soberano nas duas etapas, o Rio Branco continuou pressionando após os gols, mas não movimentou mais o placar jogo. Somando cinco partidas sem vencer, a Portuguesa sofreu pressão de seus torcedores após o jogo, que permaneceram na porta dos vestiários do Canindé para cobrar melhor desempenhos dos jogadores. É esse o clima que acompanhará o clube na luta contra o rebaixamento.

O Rio Branco volta a campo às 20h da próxima quarta-feira, quando enfrenta o líder Bragantino no Estádio Décio Vitta, em Americana. Vencer é fundamental para levar a decisão do futuro até a última rodada, no fim de semana.


Já a Lusa, pressionada por bons resultados, busca a reabilitação contra o Votuporanguense, às 15h da quarta-feira no Estádio Plinio Marin, casa do adversário. O time da capital precisa de pelo menos mais uma vitória para evitar a queda.

Texto: GloboEsporte.com
Compartilhar:  Facebook

Americana anuncia os condutores da tocha olímpica

Com início no dia 3 de maio, em Brasília,
tocha passará por 300 cidades
O Teatro Paulo Autran, no Instituto Educacional de Americana, foi palco do anúncio oficial dos condutores da tocha olímpica em Americana. Além de autoridades, estiveram presentes, na manhã desta segunda-feira, 28/03, os seis esportistas que percorrerão ruas e avenidas do município com o maior símbolo do principal evento esportivo mundial.

Com início no dia 3 de maio, em Brasília, a tocha passará por 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. Ao todo, 41 cidades do estado de São Paulo irão receber o tradicional revezamento entre os dias 16 e 27 de julho, que terá início em Itararé e será finalizado em Ubatuba, no litoral norte do estado. Em Americana, a tocha passará no dia 20 de julho.

As duas mulheres selecionadas são do basquete feminino. Adriana Santos, 45 anos, nascida de São Bernardo do Campo, conquistou duas medalhas olímpicas (prata 1996 e bronze 2000) e foi campeã mundial (Austrália – 1994) e dos Jogos Pan-Americanos (Cuba (Havana) – 1991). “É um imenso prazer participar deste momento. Estou muito feliz em conduzir a tocha na cidade que encerrei minha carreira e escolhi para viver. Sou muito grata à cidade de Americana”, agradeceu.

Karla Costa, jogadora de Americana há sete anos, a brasiliense, de 37 anos, disputou três olimpíadas (Atenas - 2004, Pequim - 2008 e Londres – 2012) e conquistou títulos nacional, estadual, sul-americano e inúmeras medalhas de ouro em Jogos Regionais e Jogos Abertos com a equipe americanense. “Orgulhosa por fazer parte deste momento. Quero devolver para Americana tudo que ela me ofereceu e como me acolheu”, comentou.

Revelado no Rio Branco Esporte Clube e com passagens nos principais clubes de futebol do mundo, Flavio Conceição, 41 anos, subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos com a medalha de bronze em Atlanta 1996. Também defendendo a seleção brasileira, o ex-volante, natural de Santa Maria da Serra (SP), foi bicampeão da Copa América (1997 e 1999). “É um orgulho poder conduzir a tocha na cidade que cresci profissionalmente e onde escolhi passar o restante da minha vida”, destacou.

Atleta desde as escolinhas esportivas da Secretaria Municipal de Esportes, o americanense Giuliano Peixoto, 40 anos, um dos melhores mesatenistas da história da modalidade no país, esteve nas Olimpíadas de 1996, onde defendeu o Brasil nas disputas de simples e duplas. “Um momento marcante para nós. É uma honra poder representar nossa modalidade neste momento de grande valia para o esporte. Agradeço por ser um dos escolhidos”, frisou.

Danilo Glasser, 39 anos, integrante da Seleção Brasileira entre 1998 e 2009, o paratleta participou também das Paraolimpíadas de Atenas-2004, onde conquistou duas medalhas de bronze. Em 2001, foi eleito pelo COB e CPB o melhor atleta paralímpico do ano e, em 2003, foi o terceiro nadador paralímpico da história mundial a conquistar índice para disputar um campeonato nacional contra nadadores sem deficiência. “Momento mais importante da minha vida pós-atleta. Sempre tive orgulho de levar a bandeira de Americana Brasil afora. Mesmo nascendo em São Paulo, sempre morei aqui e tenho orgulho de ser cidadão americanense”, disse emocionado.

O aluno da primeira escola esportiva de judô de Americana, sensei Anderson de Lima, 59 anos, também esteve em Atlanta 1996, compondo a comissão técnica da seleção brasileira de judô durante os Jogos Olímpicos realizado nos Estados Unidos. “Minha história está entrelaçada à Secretaria de Esportes, onde sou funcionário publico há 30 anos. Tenho orgulho de ter participado da vida ativa de vários atletas, entre eles, Danilo e Giuliano, que estão aqui e começaram no judô. Agradeço o mérito de conduzir o símbolo do esporte olímpico”, destacou.

A escolha dos condutores foi feita pelos dirigentes da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Americana, que de forma minuciosa, determinaram que o condutor tivesse residência fixa no município, ter defendido uma equipe americanense em sua respectiva modalidade e disputado os Jogos Olímpicos. Danilo Glasser vai ser o único que conduzirá a tocha pan-americana (2007) e a tocha olímpica em Americana. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) determinou o número de seis atletas escolhidos pela comissão.

O secretário de Esportes de Americana, Edilson Bissoli, falou sobre a seleção e admitiu que foi complicada a escolha dos seis esportistas entre dezenas de atletas revelados em Americana. “Nossa cidade sempre foi um celeiro na área esportiva, por isso, temos grandes nomes que defenderam e tiveram sucesso nas mais diversas modalidades. Infelizmente, tivemos a opção de escolher apenas seis nomes entre vários que representaram Americana com maestria”, frisou.

Além dos esportistas, dezenas de munícipes conduzirão a tocha olímpica em Americana. Essas pessoas se inscreveram no site das três empresas patrocinadoras e foram sorteadas. Os nomes ainda não foram divulgados pelo COB.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Fotos: Marilia Pierre | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

quinta-feira, 24 de março de 2016

Rio Branco perde mais uma e Bordon pede demissão


Marcelo Bordon não é mais treinador do Tigre
O Rio Branco está 99% rebaixado, e aquele 1% de esperança já começa a virar utopia. Depois de chegar ao estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, nesta quarta-feira (23), como um time de várzea, com os jogadores conduzindo seus próprios carros e carregando os materiais de jogo nas mãos depois que o ônibus do clube quebrou antes de sair de Americana, o Tigre se mostrou completamente desestruturado emocionalmente.

Com os nervos à flor da pele, teve dois jogadores expulsos e levou quatro cartões amarelos ainda no primeiro tempo. No fim, o resultado não poderia ser outro: 3 a 0 para o Paulista, que deixou a zona de rebaixamento com a vitória.

Depois da partida, o técnico Marcelo Bordon pediu demissão pela segunda vez desde o início do Campeonato Paulista da Série A2 e desta vez a diretoria aceitou. Agora, o clube terá que procurar um técnico interino para as três rodadas finais da Série A2. Os nomes mais cotados são Dioleiy Cândido e Edson Fio, que estão no comando do Sub-20 do Tigre. Esta foi a primeira experiência de Bordon como técnico. Em 16 jogos, o ex-zagueiro teve aproveitamento de apenas 22,91% dos pontos disputados. 

Com 11 pontos, o Rio Branco é o lanterna da competição. Restando apenas três rodadas para o término da primeira fase, o Tigre está sete pontos atrás do primeiro time fora do Z6, que é justamente o Paulista.

Somente se vencer, pela ordem, Portuguesa (fora), Bragantino (casa) e Independente (fora), somado a uma improvável combinação de resultados, a equipe de Americana evitará sua segunda queda na história para a Série A3.

O atrado da delegação do Rio Branco fez com que o hino nacional fosse executado apenas com a equipe do Paulista perfilada. Quando a bola rolou, parecia que só um time seguia jogando. O Paulista dominou no início ao fim e soube aproveitar o descontrole dos jogadores do Tigre para construir a goleada.

Texto: Renato Piovesan | Jornal O Liberal
Foto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

quarta-feira, 23 de março de 2016

Americana fatura sete títulos na Copa do Brasil de BMX

O sucesso da etapa de abertura da Copa do Brasil de BMX foi completa com o Americana Bicicross Clube (ABC) conquistando sete títulos e garantindo vaga para o Campeonato Mundial. O primeiro evento do calendário nacional foi disputado no domingo, 20/03, na Pista do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.

Com 346 pilotos dos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Para, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Tocantins e o anfitrião São Paulo, a Copa do Brasil serviu como seletiva para o Campeonato Mundial, entre os dias 25 a 29 de maio, na Pista de Supercross BMX Mariana Pojón, em Medellín na Colômbia.

Os pilotos americanenses mostraram estar entre os melhores do país. O ABC colocou 11 atletas nas três primeiras colocações de 11 das 34 categorias em disputa na primeira etapa da Copa do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Associação Paulista de BMX (APBMX) e Americana Bicicross Clube (ABC), com o apoio da Prefeitura de Americana.

Na Elite Woman, principal categoria do BMX feminino, a americanense Julia Alves foi ao topo do pódio, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Além do troféu de campeã, a piloto recebeu uma premiação de R$ 1.000,00.

“Gostaria de dedicar essa vitória para o Luis Lourencini (presidente do ABC) que não mediu esforços para deixar a pista pronta para a competição. O evento foi muito legal com uma grande quantidade de inscritos e já estamos aguardando as próximas etapas”, afirmou Julia. Na Elite Men, a vitória foi de Kaique Milani, ex-piloto da equipe de Americana e que atualmente defende Poços de Caldas (MG).

O ABC colocou mais seis pilotos no lugar mais alto do pódio. Tiago de Oliveira (Boys 07 anos), Vitor Marotta (Boys 16 anos), Felipe Laurindo (Especial), Ubiratan Cunha (Cruiser 40/44 anos), Gustavo Chiara (Master) e Fernando Vaz (Cruiser Especial 50 anos e mais) foram campeões de suas categorias. Vice-campeões da etapa, Fernando Victor (Boys 13 anos) e Carol Amazonas (Girls 13/14 anos), e os terceiros colocados Igor do Amaral (Boys 11 anos) e Gabriel Faggion (Men 17/24 anos) também computaram pontos para o Ranking Nacional.

A Copa do Brasil terá mais seis etapas que serão realizadas nas cidades de Manhuaçu (MG), no dia 15 de maio, Palmas (TO), 26 de junho, Campo Bom (RS), 04 de setembro, Joaçaba (SC), 25 de setembro, Sorocaba (SP), 30 de outubro, e Salvador (BA), 27 de novembro.

No próximo dia 03 de abril, dezenas de pilotos do ABC disputarão a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, na Pista de BMX Luciano Bruni, na cidade de Jacareí (SP).


Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Americanense quebra recorde e traz três ouros da etapa Regional do Circuito Caixa

O evento reuniu paratletas renomados e teve a participação de mais
de 700 atletas das duas modalidades 
O atleta de Americana, Jair Porfirio, quebrou seu próprio recorde brasileiro no lançamento de dardo e conquistou três medalhas de ouro na etapa Regional do Circuito Caixa de Atletismo e Natação disputado no final de semana, na pista do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera) e na piscina do Sport Club Corinthians Paulista.

O evento reuniu paratletas renomados e teve a participação de mais de 700 atletas das duas modalidades em busca de medalhas e de índices para competir nas fases nacionais do Circuito, o evento paradesportivo mais importante do país. Todos os classificados nas competições por região poderão se inscrever para as três fases nacionais, que serão disputadas de 24 a 26 de junho, de 14 a 17 de julho e de 10 a 13 de novembro, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, na capital paulista.

Com 100% de aproveitamento, sendo campeão nas três provas (lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco) que disputou na categoria F-40, Porfirio superou a marca nacional no dardo, atingindo 26,90 m. Os resultados garantiram o atleta do atletismo de Americana na fase Nacional do Circuito Brasil.
“A melhora de sua marca se deve aos treinamentos específicos que o Jair está realizando diariamente. Sabemos que precisamos evoluir ainda mais, mas estou feliz com os resultados alcançados na etapa regional”, afirmou André Zappia, treinador da equipe de atletismo da Secretaria de Esportes de Americana.

Esta foi a terceira regional do mais importante evento paradesportivo do Brasil. Já foram disputadas as fases regionais Rio-Sul, em Curitiba, Norte-Nordeste, em Recife, Sudeste, em São Paulo. O Circuito chegará à última regional do ano, a Centro-Leste, que será realizada em Brasília, de 1 a 3 de abril.

O próximo compromisso do americanense é a disputa do Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo, de 19 a 21 de maio, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).


Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Corfebol de Americana fecha parceria com clube holandês

Antes do anúncio oficial, Fransoo visitou algumas cidades da região
A vinda do presidente da IKF (International Korfball Federation), o Sr. Jan Fransoo, no último final de semana, foi especial para a FCESP (Federação de Corfebol do Estado de São Paulo), que preparou sua agenda com entrevistas, reunião com professores universitários, autoridades esportivas e parceiros da modalidade, o lançamento do uniforme oficial e o anúncio da parceria com um clube holandês da cidade de Akron – província de Fryslan – norte da Holanda.

Essa parceria entre FCESP, com sede em Americana, e o clube holandês, proporcionará que quatro atletas americanenses (Regiane Bastos, Leonardo Bernardino, Leticia Moreira e Lucas Bortoleto), que representaram o Brasil no mundial das categorias de base de Corfebol, treinem e joguem no país de onde se originou o Corfebol, além de estudar o idioma e conhecer a cultura daquele país.

Antes do anúncio oficial, Fransoo visitou algumas cidades da região. Em Americana, conheceu o trabalho realizado pela treinadora Luciana Bortoleto - representante da modalidade no país, técnica da equipe de Americana e da seleção brasileira Sub-19 em duas edições do Campeonato Mundial 2014 e 2015 – junto aos jogadores de Corfebol do município.

Luciana comemorou essa importante conquista para o Corfebol brasileiro. “Esse é o resultado de dois anos de negociações, persistência e determinação dos envolvidos no processo. O intercâmbio será muito importante para o crescimento pessoal e técnico de nossos atletas e para o desenvolvimento da modalidade no país”, destacou.

O presidente da Federação Internacional de Corfebol é também o membro da Associação das Federações das modalidades participantes do World Games – evento organizado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) -, responsável por todas as modalidades que pleiteiam se tornar olímpicas, nas quais se inclui o Corfebol.

Os treinamentos gratuitos de corfebol acontecem nas quartas-feiras, das 14h às 15h30, no Ginásio da Praça de Esportes Luiz Meneghel (Bairro São Vito). Nas terças-feiras, das 18h às 19h, e no sábado, das 16h das 18h, os treinos são realizados na Praça de Esportes Roberto Polati (Bairro Antônio Zanaga).

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Secretaria de Esportes substitui 29 lâmpadas de Ginásios Poliesportivos

O trabalho foi executado pela Secretaria de Obras
e Serviços Urbanos de Americana
A Secretaria de Esportes de Americana em parceria com o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Americana, Nova Odessa e Cosmópolis) realizou a troca de lâmpadas e reatores dos ginásios das Praças de Esportes Roberto Polati (Antônio Zanaga) e Sebastião Barreira (Nova Americana).

“Estamos trabalhando para recuperar nossas praças esportivas e oferecer locaiscom melhores condições aos usuários. Essas parcerias com as empresas privadas têm sido muito importante para a realização de pinturas, trocas de lâmpadas e toda a manutenção”, ressaltou o secretário de Esportes, Edilson Bissoli.

Na Praça Esportiva do bairro Antônio Zanaga, que recebe as partidas do Torneio de Futsal do Sincomerciários, foram substituídas 21 lâmpadas e reatores compradas pelo próprio sindicato. O trabalho foi executado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Americana.

O ginásio Sebastião Barreira também voltou a funcionar em sua totalidade com a troca das oito lâmpadas e reatores, totalmente custeados pela Secretaria de Esportes de Americana e substituídos por funcionário da própria pasta. O investimento realizado nas substituições das 29 lâmpadas e reatores é de quase R$ 5 mil.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Fotos créditos: Marilia Pierre | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Ciclista de S.Bárbara conquista o título do Giro do Interior

Sérgio Gibin conquistou o título da categoria Master B
O atleta Sérgio Gibin, integrante da equipe de Ciclismo da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’Oeste, conquistou o título da categoria Master B do Giro do Interior de Ciclismo, competição realizada entre os dias 12 e 13 de março, na cidade de Barra Bonita. Gibin foi o destaque do time barbarense, que assegurou ainda na competição o pódio na mesma categoria com Roni Scomparim, terceiro colocado, e Ivan Roberto, quinto colocado.

Ainda no Giro do Interior, Vanderlei Veloso foi o sexto colocado na categoria Máster A. Já no último domingo (20), Vanderlei conquistou o quinto lugar na categoria Sênior B do Campeonato Paulista de Resistência, em Guarulhos.

A equipe de Ciclismo da Seme prepara-se agora para a disputa da Copa São Paulo de Ciclismo, programada para este domingo (27) em Ipuá.

Texto: Eder Henrique Chamorra
Compartilhar:  Facebook

S.Bárbara recebe etapa da Média Paulista de Ciclismo em abril

As provas terão início às 9 horas
Santa Bárbara d’Oeste sediará no dia 10 de abril, a 1ª etapa da 37ª edição da Média Paulista de Ciclismo, competição organizada pela Federação Paulista de Ciclismo em parceria com a Prefeitura, por meio da Seme (Secretaria Municipal de Esportes). Cerca de 300 atletas de várias equipes do País, divididos em 10 diferentes categorias, devem participar do evento a ser realizado em circuito no loteamento Firenze.

As provas terão início às 9 horas, com as categorias Juvenil, Sênior B e Máster A. Logo na sequência será a vez dos atletas das categorias Sênior A, Feminino, Máster B e C. Por volta das 11 horas será a vez dos estreantes e, fechando a programação, a Elite Masculina e Elite Junior entram em ação.

“A 1ª etapa da Média Paulista de Ciclismo em Santa Bárbara d’Oeste marca a volta de um grande evento para a nossa cidade. Trata-se de uma prova muito tradicional, que reúne os melhores atletas de todo o País”, comentou o secretário de Esportes, Vinícius Furlan. “Ficamos felizes em firmar essa parceria com a Federação Paulista de Ciclismo trazendo uma grande prova para os barbarenses”, acrescentou.

Texto: Eder Henrique Chamorra
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 22 de março de 2016

Corinthians/Americana concentra foco em semana de decisões na LBF

Com 15 vitórias em 18 jogos, o Corinthians/Americana lidera
o torneio com 33 pontos
O Corinthians/Americana se prepara para uma sequência de decisões na Liga de Basquete Feminina (LBF). O time volta às quadras apenas no próximo dia 31 (quinta-feira) contra o Uninassau/América, em rodada dupla e quer aproveitar o tempo para se aprimorar e entrar mais forte nos jogos que valem a liderança isolada da LBF. 

Os times também se enfrentarão no dia 02 (sábado) com transmissão do Sportv. O treinador Antônio Carlos Vendramini terá uma semana cheia para trabalhar, a última antes do final da primeira fase e do início dos playoffs. O período servirá para corrigir alguns pontos, segundo o treinador corintiano. 

“Será um período importante para fazermos pequenos ajustes e servirá,  principalmente, para seguir dando entrosamento para as meninas dentro de quadra. Temos o objetivo de terminar em primeiro e queremos terminar a primeira fase com bons resultados para entrarmos ainda mais fortes na semifinal”, comentou Vendramini. 

Com 15 vitórias em 18 jogos, o Corinthians/Americana lidera o torneio com 33 pontos e 83% de aproveitamento, na frente de Sampaio Basquete e América, respectivamente. 

Texto: Lucas Simionato
Compartilhar:  Facebook

Jogadora do Corinthians/Americana conquista o título do Arremesso das Estrelas

A pivô Damiris, do Corinthians/Americana deu show 
e levou o Time Ratto ao título
Convertendo o arremesso do meio da quadra, a pivô Damiris, do Corinthians/Americana deu show e levou o Time Ratto ao título do Arremesso das Estrelas do Jogo das Estrelas do NBB, finalizando o Jogo das Estrelas 2016, realizado no final de semana, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).

No duelo entre duas atletas do líder Corinthians, melhor para a jovem pivô Damiris, que pela segunda vez seguida participou do Arremesso das Estrelas e, ao contrário da edição passada, que ficou em 3º lugar, a pivô saiu de quadra com o troféu de campeã do torneio do Jogo das Estrelas.

Próxima da terra natal, a pivô Damiris comemorou a conquista. "Eu fiquei muito feliz só de participar, mas vim pra Mogi das Cruzes querendo o título mesmo. Sou de Ferraz de Vasconcelos, Mogi é da minha região e atuar aqui e vencer o torneio é muito especial para mim".

Os quatro trios que disputaram o torneio foram compostos por uma estrela do NBB, uma jogadora da LBF (Liga de Basquete Feminino) e uma lenda do basquete mogiano. Time Nilo Guimarães (Filipin, Érika e Nilo Guimarães), Time Janjão (Giovannoni, Nádia e Janjão), Time Pipoka (Nezinho, Karla e Pipoka) e o campeão Time Ratto (JP Batista, Damiris e Ratto).

No Arremesso das Estrelas, cada equipe tem que converter sete arremessos de diferentes posições da quadra, sendo o último deles do meio da quadra, com o tempo máximo de dois minutos para finalizar o circuito. Os dois melhores tempos se classificam para a decisão do torneio.

Na primeira fase, o Time Ratto e o Time Pipoka cravaram praticamente o mesmo tempo. A equipe de Pipoka registrou 36,3 segundos, enquanto o trio de Ratto finalizou o circuito em 36,6 segundos. Desta forma, os dois foram à final. Já na grande decisão, o esquadrão do ex-armador contou com a bola do meio da quadra da pivô Damiris e fechou a disputa em 41 segundos, enquanto o elenco do ex-pivô fez em 01:34 minutos.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Judoca de Americana é vice-campeão da Copa São Paulo

Com um futuro promissor, o judoca americanense, Gustavo Mazzi Santana, derrubou vários adversários e levou a medalha de prata na tradicional Copa São Paulo. O evento que abre o calendário esportivo do judô do Estado foi realizado no sábado, 19/03, e domingo, 20/03, reunindo três mil e cem atletas no ginásio poliesportivo Geraldo José de Almeida, no Ibirapuera, em São Paulo.

Aos 10 anos de idade, o judoca da Escola Esportiva da Secretaria de Esportes de Americana sagrou-se vice-campeão da classe Sub-11 categoria Extra Pesado. A Copa São Paulo foi disputada por atletas de todos os estados de norte a sul do Brasil, nas classes Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior.

Em sua 10ª edição, a Copa São de Paulo de Judô já é considerado o maior evento interclubes da América Latina. Dedicado nos treinamentos comandados pelo sensei Anderson Martins, Santana é uma dos principais nomes da nova geração da modalidade americanense.

A Escola Esportiva de Judô da Secretaria de Esportes de Americana oferece aulas gratuitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, e das 18h30 às 19h15 (judô baby), no Centro de Treinamento de Judô de Americana no CCL (Centro de Cultura e Lazer).

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 15 de março de 2016

Inscrições para o Campeonato Barbarense de Futsal estão abertas

Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na Seme
até o dia 31 de Março
Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do Campeonato Barbarense de Futsal, competição organizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Seme (Secretaria Municipal de Esportes). Assim como em 2015, neste ano a competição reunirá equipes da 1ª e 2ª divisões. 

O Campeonato Barbarense de Futsal tem seu início programado para o dia 11 de abril. Os jogos serão realizados nos ginásios municipais “Djaniro Pedroso”, no Centro, “Mirzinho Daniel”, no São Francisco, e “Vereador José Salves”, na Zona Leste, no período da noite e caso necessário nas tardes de sábado.

Na 1ª divisão, 12 equipes têm vagas garantidas: San Rochester (atual campeão), Unidos da Zona Leste, Mollon F.C., Padoca, R.B.Sport, 565 Romano, Unidos do Gerivá, TUSB 1984, Guanabara, Olímpia, Vila Icaraí e Vila Rica.

Texto: Eder Henrique Chamorra
Foto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

domingo, 13 de março de 2016

Galeria de fotos: 7ª Supercopa dos Campeões | 2ª Rodada


Galeria de fotos da 2ª rodada da 7ª Supercopa dos Campeões | Estádio Vitorio Escuro | 13/03/2016 

Categoria 2002

- Unidos da Cordenonsi 2 x 1 Colorado EC | 09h

Total: 160 fotos
Fotos: Sanderson Barbarini 
Compartilhar:  Facebook

Futevôlei de S.Bárbara conquista a medalha de prata no Interclubes

O evento contou com a participação de 12 duplas
A dupla barbarense formada por Thiago Fernando e Leonardo Strapasson, foi vice-campeã da Série Prata do Interclubes de Futevôlei, competição realizada no domingo, 05/03, na sede social do São Paulo FC.

O evento contou com a participação de 12 duplas de diversos clubes de São Paulo e interior, como São Paulo, E.C Pinheiros, Clube Atlético Ipiranga (CAY), Araman, MESC e Cristovão, de Piracicaba.

Com a campanha de três vitórias em cinco partidas, a dupla conquistou uma vaga a Série Ouro, na próxima etapa que será no CAY.


A classificação final ficou:
1º Pedrinho/Rodrigo Fabri (ARAMAÇAN)
2º Léo/Thiago (União Barbarense)
3º Cabelo/Hugo (Riplay Sports)

"O interclubes é um torneio extremamente difícil, mas eu e o Léo estamos treinando firme, estamos orgulhosos desta grande conquista. Gostaríamos de gradecer as empresas que nos apoiaram, Gusttman Empreitera, Casa de Carne Dias, Aparas Miranda e Foco no Esporte", declarou Thiago.

Fotos créditos: André Pereira | Tchê Esportes
Compartilhar:  Facebook

sexta-feira, 11 de março de 2016

Rio Branco empata e perde chance de sair do Z6

O próximo desafio do Tigre está marcado para domingo, às 10h
De olho em uma arrancada para sair da degola, Rio Branco e Marília deixaram o gramado do Décio Vita, em Americana, na noite desta quarta-feira, travados na luta contra o rebaixamento, pela 12ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. O empate por 1 a 1 não agradou ninguém e manteve os times em situação incômoda. 


As equipes buscavam a segunda vitória consecutiva para respirar. O Tigre até saiu na frente, com o atacante Evandro Roncatto, logo aos três minutos de jogo, marcando pela segunda partida consecutiva, e chegou a ficar momentaneamente fora do Z-6. Mas Thiago Resende, aos 33 minutos do segundo tempo, igualou para os visitantes e frustrou os donos da casa. 

Com o resultado, tanto Rio Branco como MAC continuam afundados na zona de rebaixamento. O Tigre é o vice-lanterna, com dez pontos, um a menos que o Marília, uma posição acima, em 18º. 

O próximo desafio dos times está marcado para domingo, às 10h. O Rio Branco visita o embalado Taubaté, no Vale do Paraíba, enquanto o Marília terá pela frente o Juventus, na Rua Javari, em novo duelo direto pela parte de baixo da tabela. 

Texto: GloboEsporte.com
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Simulado da passagem da tocha olímpica é um sucesso

A passagem oficial no município será no dia 20 de julho
Representada pela bandeira de Americana, esportistas fizeram um simulado da passagem da tocha pelo município. A simulação foi realizada neste domingo, 06/03, pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, contando com o apoio da Unidade da Juventude, Polícia Militar, Guarda Armada Municipal de Americana (Gama), Secretaria de Transportes e Sistema Viário.

Com saída do paço municipal, o simulado, realizado por atletas das Escolas Esportivas, percorreu as Avenidas Brasil, Doutor Antônio Lobo, Saúde, Paulista, entre outras ruas de Americana. O trajeto oficial e os condutores da tocha serão divulgados pelo site oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Um dos responsáveis pela passagem da tocha em Americana, o subsecretário de Juventude, Thiago Brochi, afirmou que a simulação ocorreu de forma tranquila, com um plano de segurança muito bem elaborado pela Polícia Militar. “Foi tudo da maneira que imaginávamos, sem problemas e tudo funcionando da melhor maneira”.

Por tudo que representa ao país em todos os seguimentos, Americana foi escolhida entre as 300 cidades brasileiras que receberão a passagem da tocha olímpica, símbolo do maior evento esportivo do mundo. A passagem oficial no município será no dia 20 de julho.

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Americana fatura oito títulos na abertura do Paulista de BMX

Com 20 clubes participantes, o evento reuniu 404 pilotos
dos estados de São Paulo
O Americana Bicicross Clube (ABC) iniciou a temporada 2016 conquistando oito títulos na abertura do Campeonato Paulista de Bicicross. A primeira etapa da competição estadual aconteceu no último domingo, 06/03, no Poliesportivo Ettori di Blásio, em Paulínia (SP).

Com 20 clubes participantes, o evento reuniu 404 pilotos dos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. A equipe americanense sagrou-se campeã com os pilotos Ubiratan Cunha (categoria Cruiser 40/44 anos), Marcos dos Santos (Cruiser 45 anos), Rogelio Cançado (Expert 45 anos), Carol Amazonas (Feminino 11/13 anos), Tiago de Oliveira (Expert 07 anos), Igor Amaral (Expert 11 anos), Vitor Marotta (Expert 16 anos) e Júlia Alves (Elite Women).

Tiago de Souza (Novatos 13/14 anos), Alan Catalano (Cruiser 45 anos), Rodrigo Amazonas (Expert 30/39 anos), Marcos dos Santos (Expert 40 anos) e Felipe Laurindo (Especial) também subiram ao pódio com o segundo lugar de suas respectivas categorias. Na terceira colocação terminou Fernando Vaz (Cruiser 50 anos).

No próximo final de semana, a pista do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna receberá a abertura da Copa do Brasil de BMX. Além do título da etapa nacional, os pilotos buscarão uma vaga para Campeonato Mundial, no mês de maio, em Madellín, na Colômbia. A próxima etapa do Campeonato Paulista será disputada no dia 02 de abril, na cidade de Jacareí.

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Corinthians/Americana se recupera em casa e volta a liderar LBF

Damiris foi a cestinha corintiana com 27 pontos
O Corinthians/Americana conseguiu se recuperar na Liga de Basquete Feminino (LBF). Na noite desta quinta-feira (09), as comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini cresceram no segundo período e derrotaram Sampaio Basquete por 81 a 68 (38 a 32, no intervalo), no Centro Cívico, em jogo válido pela terceira rodada do returno da LBF. 

Com a 13ª vitória na LBF, o time americanense chegou aos 29 pontos e divide a liderança do torneio com o Uninassau/América. O Corinthians/Americana volta às quadras contra Presidente Venceslau, na próxima segunda-feira (14), às 20 horas, no Ginásio da Uniesp, no interior de São Paulo. 

O JOGO – A equipe americanense teve um começo complicado, não conseguiu se encontrar no ataque nos primeiros cinco minutos e tiveram que buscar a reação. Joice e Damiris colocaram duas bolas de três seguidas e diminuíram a diferença (12 a 10). O equilíbrio passou a predominar, mas as maranhenses fecharam o primeiro quarto na frente: 19 a 16. 

O Corinthians/Americana conseguiu crescer a partir da metade do segundo período. Em meio ao equilíbrio, as pivôs Damiris e Gil mostraram bom repertório no ataque e garantiram a virada antes do intervalo: 38 a 32. No terceiro período, o time manteve o bom desempenho, comandado pela armadora Joice e ficou tranquilo na partida. 

Na parcial final, Damiris foi muito bem, conseguiu 84% de aproveitamento nos arremessos de quadra e comandou as corintianas dentro de quadra. Sampaio ainda tentou buscar a reação, fazendo faltas, forçando lances livres, mas o Corinthians/Americana não desperdiçou as oportunidades e confirmou a vitória.

Texto: Lucas Simionato
Foto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Corinthians/Americana luta, mas é superado pelo Sampaio Basquete

Apesar do tropeço, o time americanense segue
entre as líderes da LBF
O Corinthians/Americana lutou até a última bola, mas não conseguiu manter a boa sequência na Liga de Basquete Feminino. Na noite desta terça-feira (08), as comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini  acabaram superadas pelo Sampaio Basquete, por 76 a 73 (33 a 34, no intervalo), em confronto direto pela liderança da Liga de Basquete Feminino (LBF). A ala Joice foi a cestinha corintiana com 21 pontos.


Apesar do tropeço, o time americanense segue entre as líderes da LBF, com 27 pontos e 80% de aproveitamento. Os dois times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (09), às 20 horas, no Centro Cívico.

O JOGO – O Corinthians/Americana impôs seu jogo e se destacou em meio ao equilíbrio técnico. As mandantes neutralizaram o ataque adversário, ficando mais de quatro minutos sem sofrer pontos, e e controlaram o placar desde o começo. Izabella e Joice comandaram o ataque. A dupla terminou o quarto com 100% de aproveitamento e as americanenses saíram na frente: 20 a 13

Em meio a igualdade, o time de Americana teve que usar todas suas armas para se manter na frente do placar. Karla veio do banco de reservas, colocou duas bolas de três seguidas, em momento decisivo, e manteve o Corinthians na frente (28 a 23). Apesar do crescimento do adversário, as donos da casa foram para o intervalo na liderança: 34 a 33.

As maranhenses cresceram após o intervalo, dificultaram o ataque e acabaram tomando a frente do placar (56 a 52). No quarto período, a partida ganhou em emoção. O Corinthians/Americana chegou a estar 11 pontos atrás (63 a 52), mas teve forças para deixar em apenas dois restando menos de um minuto para o final (70 a 68). Na reta decisiva, os dois times provocaram faltas e foram para a linha de lance livre. As donas da casa ainda tiveram a chance de levar para a prorrogação na última bola, mas as visitantes não deixaram escapar a vitória: 76 a 73.

Texto: Lucas Simionato 
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 8 de março de 2016

Corinthians/Americana começa série de "decisões" contra Sampaio

O time americanense lidera a LBF em aproveitamento (85%)
O Corinthians/Americana terá duas pequenas finais valendo a primeira posição da Liga de Basquete Feminina. Nesta terça-feira (08), o time americanense faz duelo direto pela ponta contra Sampaio Basquete, às 20 horas, no Centro Cívico, no encerramento da terceira rodada do returno da LBF. Os times se enfrentam novamente na quarta-feira (09), no mesmo horário.

O time americanense lidera a LBF em aproveitamento (85%). São 12 vitórias em 14 jogos e 26 pontos, um a mais que as maranhenses, que tem (78%) de aproveitamento.  As comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini ainda não perderam dentro de casa na temporada e esperam manter o retrospecto.

“Serão mais dois jogos decisivos dentro de casa. Contra o Maranhão foram dois jogos muito difíceis e a torcida nos ajudou muito. Nós crescemos junto com eles e fomos buscar as vitórias. Queremos usar esta força para conseguir o primeiro objetivo, que é terminar a primeira fase na ponta”, comentou Vendramini.

Líder da LBF em assistências (13.36 por jogo), com destaque para a armadora Melissa Gretter (3,29 passes para a cesta por partida), e em eficiência (88.71%), o Corinthians/Americana espera por mais um duelo equilibrado.

“Daqui para frente teremos só jogos decisivos. Cada jogo, valerá muito na briga por essa liderança. Por isto, toda atenção é necessária.  Será uma partida decidida nos detalhes, quem errar menos vai vencer. Trabalhamos bastante a parte tática durante estas semanas , pois sabemos que qualquer detalhe pode fazer a diferença”, completou o treinador.

Texto: Lucas Simionato | Agência ESM
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Tigre faz 3 a 1 no Penapolense e deixa lanterna da série A2

Apesar da vitória, o Tigre segue na zona de rebaixamento
O Rio Branco deixou a lanterna da Série A2 do Campeonato Paulista. Neste domingo, no encerramento da 11ª rodada, o time de Americana derrotou o Penapolense, por 3 a 1, no Estádio Décio Vitta, em duelo direto na luta contra o rebaixamento.


Apesar da vitória, o Tigre segue na zona de rebaixamento em 17º com nove pontos, três atrás do Paulista, primeiro fora da degola. O Penapolense por sua vez, caiu para a penúltima posição com oito pontos. O lanterna é o Atlético Sorocaba.


O Rio Branco começou a partida em cima do adversário e abriu o placar aos 23 com o meia Kaio, após passe de Deco. Ainda no primeiro tempo, Evandro Roncatto ampliou aos 31, aproveitando cochilo da defesa adversária. No começo da segunda etapa, os donos da casa manteram o ritmo e conseguiram marcar o terceiro com o atacante Deco.

Apesar do estrago, o Penapolense ainda teve forças para reagir e bucar um gol com Kesley. O time visitante ainda tentou reagir, aproveitando do jogador expulso do Tigre, mas não evitou a quarta derrota seguida no Paulistão A2 Itaipava.

O Rio Branco volta a campo na quarta-feira, às 20 horas, onde recebe o Marília, novamente no Décio Vitta.

Para esta partida haverá promoção do Futebol Sustentável, promovido pela FPF (Federação Paulista de Futebol), no qual os torcedores podem trocar duas garrafas pet por um ingresso.

Texto: Renato Piovesan | Jornal O Liberal
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

sábado, 5 de março de 2016

Secretaria de Esportes recebe a visita do deputado Vanderlei Macris

Em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal, Vanderlei Macris (PSDB) esteve na tarde desta sexta-feira, 04/03, visitando a Secretaria de Esportes de Americana. Recepcionado pelo secretário Edilson Bissoli, Macris percorreu as dependências da pasta e toda a estrutura do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

Com 40 anos de vida pública, Macris foi eleito sete vezes consecutivas deputado estadual, antes de representar o povo paulista no Congresso Nacional, sendo o único deputado de Americana em Brasília (DF). O 1º vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados pretende ajudar o município com mais emendas e verbas.

“É sempre uma honra recebê-lo na casa do esporte americanense. Agradeci pela emenda, anunciada recentemente, que destinará R$ 500 mil para a construção de uma pista de skate e a reforma da Praça de Esportes Roberto Polati (Antônio Zanaga)”, disse Bissoli.

"O Esporte é um setor fundamental, com alto poder de inclusão social. Aqui em Americana, a Secretaria têm vencido desafios para empenhar cada vez mais essa vocação e tanto eu quanto o deputado Cauê (Macris) tivemos a grata satisfação de contribuir com recursos de meio milhão de reais para construção da nova pista de skate e reforma de ginásio de esportes”, ressaltou o deputado federal.

O comandante da pasta aproveitou para relatar as dificuldades enfrentadas e pediu apoio do deputado na busca de mais verbas para o esporte do município. “Tenho certeza que o deputado continuará batalhando em busca de mais investimentos para o esporte de Americana. Precisamos e contamos com o seu apoio”, relatou o secretário.

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook