Hortolândia e Americana são campeões dos 60º Jogos Regionais

Decidido apenas no último dia, Hortolândia e Americana sagraram-se campeões da primeira e segunda divisão, respectivamente, dos 60º Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A consagração veio na noite desta sexta-feira, 29/07, com a premiação geral realizada na cerimônia de encerramento realizada no ginásio Mário Antonucci (Centro Cívico).

Americana sai na frente nas oitavas do Estadual de Futebol da OAB

A equipe da OAB Americana\Nova Odessa\SBO está em vantagem nas oitavas de final do Campeonato Estadual de Futebol da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Neste sábado (30), no estádio Antônio Guimarães, em Santa Bárbara d´Oeste (SP), a equipe venceu a OAB Sorocaba\Piedade\Votorantim por 1 a 0.

Brasil é bicampeão mundial militar feminino ao bater os Estados Unidos em jogo dramático

A Seleção Brasileira Feminina sagrou-se campeã da segunda edição do Campeonato Mundial Militar Feminino – 2016 ao derrotar os Estados Unidos, nesta sexta-feira (29 de julho), por 61 a 60, em duelo extremamente equilibrado, realizado em San Diego, nos Estados Unidos. Com este resultado, o selecionado nacional concluiu a sua participação com 100% de aproveitamento, vencendo os cinco jogos disputados.

Galeria de fotos: Jogos Regionais 2016

Galeria de fotos de todos os dias da 60ª edição dos Jogos Regionais | 19/07/2016 à 29/07/2016 Total: 4.497 fotos

Réplica da Tocha Olímpica visitará escolas da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Americana, em conjunto com a Secretaria de Esportes, lançará na próxima semana, um programa de visitas da réplica da Tocha Olímpica na rede municipal de ensino de Americana durante o mês de agosto.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Centro Cívico recebe Campeonato de Rebatida no domingo

Os vencedores das duas competições serão premiados com troféus
Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Americana realiza no próximo domingo, 02/11, a partir das 8h, no campo do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), o Campeonato Municipal de Rebatida. Paralelo ao evento, estará acontecendo o concurso de embaixadinhas. Os vencedores das duas competições serão premiados com troféus.

Utilizando apenas um gol do campo, o jogo/brincadeira de Rebatida é muito parecido com o futebol, exigindo habilidades, qualidades motoras e específicas, todavia, a disputa é muito mais dinâmica, criando uma competitividade empolgante entre os participantes. Cada equipe é formada por dois jogadores, onde os mesmos chutam e defendem durante a partida.

Como no futebol, a Rebatida tem tendência de chutar a bola em direção ao gol, mas diferente do esporte que é a paixão dos brasileiros, nem sempre marcar o gol é uma vantagem. Dependendo da situação, é mais interessante acertar uma bola na trave, travessão, o que gera uma rebatida, ocasionando uma disputa entre os que chutam e os que defendem, valendo mais pontos do que um simples gol.


Com três chances para cada participante, o campeão do concurso de embaixadinhas será aquele competidor que realizar o maior número de embaixadas em uma das tentativas. “O que mais importa neste domingo de lazer é o entretenimento entre os participantes. O objetivo é proporcionar diversão esportiva aos munícipes”, declarou o secretário de Esportes, Odair Dias.

Com vagas limitadas, as inscrições para o Campeonato de Rebatida de Americana serão realizadas até hoje, 31/10, na Secretaria de Esportes de Americana ou pelo telefone 3406-6111. No Concurso de Embaixadinha, o competidor poderá se inscrever no dia do evento. Para as duas competições, a inscrição é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Americana. 


O evento conta com o apoio da Loja Conceito Sports, que fica na rua do Linho, 1180 no bairro Cidade Nova, em Santa Bárbara d'Oeste, telefone 3458.9235. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 09h às 18h e de sábado das 09h às 13h30. Confira a página no Facebook, clicando aqui

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto crédito: Divulgação
Compartilhar:  Facebook

Americana sedia Troféu Brasil de Ciclismo de Pista e Estrada

Contando com centenas de ciclistas das principais equipes do país, a competição
valerá pontos para o ranking de pista da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Após 14 anos de ausência no cenário esportivo nacional, a Taça Brasil de Ciclismo de Pista e Estrada está de volta. O retorno acontecerá em Americana, município escolhido pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) – organizadora do evento – para sediar a competição que começa amanhã, 31/10, e vai até domingo, 02/10, no Velódromo Municipal Miguel Stoco (Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha) e na Avenida Antônio Pinto Duarte.

Contando com centenas de ciclistas das principais equipes do país, a competição valerá pontos para o ranking de pista da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). As categorias que contarão pontos são Juvenil, Junior e Elite, masculino e feminino. As provas de pista acontecerão no velódromo durante a sexta-feira e o sábado. A disputa de estrada acontecerá na manhã de domingo, no portal de Americana, fechando a Taça Brasil de Ciclismo.

Medalhista no Mundial de Pista Master no início do mês de outubro, na Inglaterra, o experiente atleta e técnico das equipes americanenses, Estevam Mancini, confirmou presença nas provas de pista. Matheus Moraes, Leandro De Larmelina, Caio Buoni, Alice Melo, Carol Borges, Bianca Terumi e Luana Bezzerra também representarão o ciclismo da Secretaria de Esportes de Americana.

As disputas de pista serão as seguintes: Velocidade Individual masculino/feminino; Km masculino; 500 m feminino; Keirin masculino/feminino; Scratch masculino/feminino; Velocidade por equipes masculino/feminino; e Perseguição por equipes masculino/feminino. Já na Estrada haverá a disputa do masculino, com 80 km, e a feminino, com 50 km.

O evento premiará com medalhas os três primeiros colocados nas provas individuais e por equipe. A equipe campeã geral feminino e masculino receberão o troféu transitório da Taça Brasil de Ciclismo, que é organizada pela FPC com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Americana, através da Secretaria Municipal de Esportes.

Texto e foto crédito: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nadadores americanenses sobem 25 vezes no pódio do Torneio Regional

Murilo Sartori (quatro medalhas de ouro) e Ana Beatriz Salvador (três ouros)
foram os nomes das equipes americanenses
A natação da Secretaria de Esportes de Americana encerrou o Torneio Regional Petiz a Sênior conquistando 12 medalhas de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. A competição da Delegacia da 2ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP) aconteceu no sábado, 25/10, na Sociedade Esportiva Gran São João, clube da cidade de Limeira (SP).

Representando 26 entidades de 20 municípios (Águas de São Pedro, Americana, Araras, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Jundiaí, Limeira, Mairinque, Mogi Mirim, Piracicaba, Santa Bárbara d´Oeste, Santo André, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Paulo, São Roque e Sorocaba), o Torneio Regional foi disputado por 422 nadadores.

Dos vinte atletas (onze no masculino e nove no feminino) da Secretaria de Esportes de Americana que estiveram competindo, dez subiram ao pódio, todos na categoria Petiz. Murilo Sartori (quatro medalhas de ouro) e Ana Beatriz Salvador (três ouros) foram os nomes das equipes americanenses. Gabriela Carvalho (dois ouros e uma prata), Tiago Camargo (um ouros e duas pratas) e Silvia Ruiz (um ouro, uma prata e um bronze) também alcançaram três medalhas.

Mesmo sem garantir o ouro, Júlio César Covolam se destacou indo ao pódio quatro vezes, faturando uma prata e três bronzes. Americana encerrou sua participação garantindo mais cinco medalhas conquistadas por Isabela Martim (ouro), Rafaela Faria (dois bronzes), Matheus Galter (bronze) e Celina Stoque (bronze).

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto crédito: Reprodução Facebook
Compartilhar:  Facebook

Unimed Americana Sub-19 vence a primeira partida do playoff contra o Bradesco

A próxima partida será nesta sexta-feira (31), às 18h na casa das adversárias
Nesta quarta-feira (29), a equipe da Unimed Americana conseguiu uma importante vitória por 71 a 65 (parciais de 20 a 19) contra a equipe do ADC Bradesco, na primeira partida do playoff das quartas de final, do Campeonato Paulista Sub-19 de Basquete Feminino.

A partida foi disputada ponto a ponto, mas a equipe do técnico Virgil mostrou poder de reação no último quarto, abrindo vantagem e vencendo por 6 pontos.



Com 21 pontos a lateral Izabella Sangalli foi a cestinha da partida. Também pontuaram: Wytalla (14), Gabriela Santos (12), Elissa e Mariane (9), Maria Paula (4) e Gabriella Soares (2).

"Jogo de playoff é muito importante sair com a vitória na primeira partida, melhor ainda ter sido em casa. Nós havíamos estudado as adversárias para que na defesa pudéssemos defender nosso garrafão, conseguimos em parte. As meninas compraram a ideia. Ainda não garantimos vaga para as semifinais, mas seguimos confiante na vitória e consequentemente a vaga", declarou o técnico Virgil Lopez.

A próxima partida será nesta sexta-feira (31), às 18h no Centro de Desenvolvimento Esportivo - ADC Bradesco. Vencendo novamente, a equipe Americanense faz 2 a 0 na série de melhor de três e garante vaga na semifinal. Caso necessário, a terceira partida será no domingo (02), às 17h.

Texto e foto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Fabiano Pinguim conquista academia ao ar livre para o Jardim Pérola

Pinguim destacou que o Jardim Pérola não possuía nenhum equipamento
público voltado à atividade física
Atendendo à reivindicação do presidente da Câmara Municipal, Fabiano Pinguim (PV), a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços, finalizou a instalação de uma Academia ao Ar Livre na Praça da Migração, no Jardim Pérola. Os equipamentos já estão à disposição da população e foram instalados com recursos próprios da Administração Municipal. No início do ano passado, Pinguim visitou essa área ao lado do prefeito Denis Andia e, junto com moradores daquela região da cidade, demonstrou a necessidade dos equipamentos no local.

Os aparelhos instalados simulam exercícios de cavalgadas, surfe, esqui, caminhadas, remo, alongamento, entre outras atividades. Também há equipamentos para o fortalecimento das pernas e placas indicativas com orientações sobre o uso e seus benefícios para a saúde. “A execução do serviço é de responsabilidade da Prefeitura, mas recebemos diversas sugestões dos vereadores. A Praça da Migração foi uma das sugestões do vereador Fabiano Pinguim para a Zona Leste”, afirmou Andia.

Quando reiterou o pedido de academias ao ar livre naquela região da cidade, no início de 2013, Pinguim destacou que o Jardim Pérola não possuía nenhum equipamento público voltado à atividade física, o que desestimulava a adesão, principalmente dos idosos. “Com um custo relativamente baixo para a Prefeitura, as academias ao ar livre incentivam a população a praticar atividade física, contribuindo para a saúde e bem-estar dessas pessoas”, afirmou.

Texto: Câmara Municipal de Santa Bárbara
Foto crédito: Divulgação
Compartilhar:  Facebook

Campanha “Salvem o Basquete Feminino Brasileiro” ganha apoio de atletas e fãs da modalidade

A armadora de Presidente Venceslau, Natália Burianas é uma das atletas que
expressaram seu apoio público ao movimento lançado nas redes sociais 

Lançada neste mês de outubro, a campanha em prol do basquete feminino no Brasil, por meio da fan page no Facebook, intitulada “Salvem o Basquete Feminino “Brasileiro” conquistou em poucas semanas, grande apoio e repercussão entre fãs do basquete feminino, jogadoras, técnicos e dirigentes, além dos sites e profissionais que cobrem a modalidade em todo o país.

Entre as atletas que expressaram seu apoio público ao movimento lançado nas redes sociais, estão a armadora de Presidente Venceslau, Natália Burian e a ala Karla de Americana, que foram entrevistadas pelo Central do Basquete Feminino e ressaltaram a grande importância dessa campanha, além de apontarem os caminhos que podem levar a recuperação do basquete feminino no Brasil.

Confira abaixo a entrevista com as atletas que farão a final do Campeonato Paulista no próximo dia 07, em Presidente Venceslau:

Central: Natália, você que já participou da grande auge do basquete feminino no Brasil, como vê o atual momento da modalidade, com equipes tradicionais como Catanduva, Araçatuba, Ourinhos e Rio Claro, fecharem suas portas?

Natália: Olha se continuar está crise na qual não nós juntarmos e lutarmos pelo basquete, vejo o basquete acabando, é muito triste a nossa realidade, mais está na hora de perdemos o medo e lutarmos pela melhora, é uma pena ver esses times acabando, dói, ver a modalidade que um dia foi o esporte número 2 do país.

Central: O que você acha que tem que ser feito para a recuperação do basquete feminino no Brasil, para que não corra o risco da modalidade acabar em nosso país?

Natália: Está na hora de pararmos de sermos atletas egoístas, tipo eu estou ganhando o meu e se elas não, não tô nem aí, acho que está na hora de realmente usarmos a frase que estava sendo usada que juntos somos mais fortes. Eu acho que está na hora dos clubes se unirem e as atletas também, está na hora de cobrarmos tanto da FPB como da CBB , porque eles são culpados de tudo isso na verdade, está na hora deles reverem, porque eu só vejo os clubes pagando taxas e arbitragem, aí eu me pergunto o time que é campeão qual é a vantagem? O que se ganha da confederação e da própria FPB. Acho que cada estado tem que cobrar de sua federação pra todos os estados poderem cobrar da CBB! A Liga ano passado foi muito boa, espero que esta seja melhor ainda, torço por isso e que eles realmente ajudem os times que mais precisam de apoio!  Acho que todos somos culpados pela fase, mais se juntarmos tudo pode melhor, o maior exemplo de evolução e de volta por cima e do masculino, o masculino chegou ao fundo do poço, agora olha o nível q eles estão? Eu dou parabéns a eles e pelo trabalho que eles vêm apresentando, porque o feminino não pode acontecer o mesmo, a hora é agora, temos que fazer acontecer.

Central: O que pode ser feito por ex-atletas e pelas autoridades maiores no esporte brasileiro, em prol da recuperação do basquete feminino?

Natália: Acredito que ex-atletas como Hortência e Paula que tem muita visibilidade, poderiam se juntar a nós atletas e ajudar nesta luta, ainda mais por elas serem ídolos e com a grande credibilidade que elas têm em nosso país. Uma fazia mágica jogando e a Hortência foi a rainha do basquete feminino, por isso, acho que trazendo a Magic e a Rainha Hortência para nos apoiar, com certeza podemos erguer esse império novamente. Basta todos acreditarem. Com toda certeza, o Ministério do Esporte tem que apoiar mais o esporte no Brasil, e quando o dinheiro chegar aos clubes que os diretores, usem de modo apropriado e adequado e o mais correto possível. Na verdade, na situação que nos encontramos hoje, qualquer ajudar será muito bem vinda, e, além disso, está na hora deles acordarem, pois daqui a dois anos serão as Olimpíadas em nosso país.

Central: O que você acha deste movimento que está sendo feito pela fan page “Salvem o Basquete Feminino Brasileiro”, organizado por fãs da modalidade no Brasil?

Natália: Eu acho muito importante as pessoas se preocuparem de verdade mesmo, porque isso mostra que se os amantes estão percebendo isso e porque a coisa está realmente complicada, eu como atleta fico muito feliz com este movimento e sem medo nenhum e por amar o que faço, no que eu puder ajudar, ajudarei esse movimento! Só quem ama este esporte entende a tristeza de ver times acabando e vendo sonhos serem destruídos. Eu acredito que se nós todos se juntarmos federações e a CBB e todos realmente querem ajudar a melhorar, tenho certeza que esta frase pode realmente se tornar verdadeira: Juntos somos mais fortes!

Karla destaca importância da união pelo BF


 A ala Karla de Americana também destacou a importância da união entre todos, para que o basquete feminino brasileiro seja resgatado e volte a ser forte em nosso país. Confira a entrevista:

Central: Como você analisa o atual momento do basquete feminino no Brasil?

Karla: O basquete feminino no Brasil está em queda livre, sem apoio, sem patrocínio, sobrevivendo por conta de alguns loucos apaixonados pelo esporte. Por isso, se não nos unirmos, jogadoras, técnicos, clubes, dirigentes e confederação (CBB), acredito que a modalidade corre sim, grande risco de acabar, ou apenas continuar como hoje, sem mídia, sem revelar novos talentos, deixando passar a oportunidade de surgirem novas Paulas, Hortências e Janeths. Eu vivi como atleta, uma época muito diferente em que sonhávamos em ser um dia como elas, em que os campeonatos eram fortes, com a transmissão ao vivo em tv aberta, ginásios lotados e torcidas fanáticas. Desta forma, era mais fácil conseguir patrocínios, pois toda empresa queria associar sua marca a uma modalidade vencedora, totalmente diferente do que acontece hoje. Portanto, se não houver mudanças, planejamentos com urgência, veremos nosso amado BF cair num poço sem fundo!

Central: Como você vê este movimento que foi criado no Facebook, em prol do basquete feminino, por fãs da modalidade que tentam sensibilizar as autoridades, para que ajudem os clubes a sobreviverem, e implantar iniciativas que permitam que o basquete feminino volte a se fortalecer no
país?

Karla: Acho ótimo, precisamos unir os amantes do BF e as jogadoras e todos que possam contribuir de alguma forma! Quem teve a iniciativa está de parabéns e acredito que este seja o primeiro passo para esta mudança necessária e urgente!

Central: Você acredita que este movimento pode crescer com sua divulgação na mídia e o apoio dos dirigentes, clubes e atletas, além dos torcedores das equipes?

Karla: Acredito que eu, você e todos nós juntos, podemos conseguir algo pela melhoria do basquete feminino no Brasil!

Texto: Luís Galletta (Central do Basquete Feminino)
Fotos: Sanderson Barbarini | Arquivo
Compartilhar:  Facebook

Corfebol de Americana é vice-campeão brasileiro

Americanenses conquistam títulos no Torneio Internacional de Corfebol
Representando o Estado de São Paulo, a equipe americanense de corfebol sagrou-se vice-campeã do primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade. O evento nacional aconteceu no último dia 11 de outubro, no ginásio da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

Americana chegou à final da primeira edição do Campeonato Brasileiro ao vencer o time de Casimiro de Abreu (RJ) por 7 a 3. Na briga pelo ouro, o Rio de Janeiro levou a melhor sobre os representantes paulistas, vencendo a partida decisiva pelo placar de 9 a 6, conquistando assim o título inédito e histórico.

Após a competição, os atletas americanenses embarcaram para representar o selecionado brasileiro na disputa do torneio internacional na cidade de Florêncio Varela, província de Buenos Aires, na Argentina. Entre os dias 17 e 19 de outubro, as seleções brasileiras Sub-16, Sub-19 e Sênior (adulto) conquistaram o título das três categorias do campeonato que teve representantes da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Praticado em cerca de 80 países, dos cinco continentes, o corfebol pleiteia ser esporte olímpico. A modalidade conta com campeonatos mundiais nas suas diversas categorias. Há dois anos, o corfebol têm sido divulgado e difundido mais intensamente no Brasil, com o empenho de um representante da IKF (Federação Internacional de Corfebol), o português Jorge Alves, que é técnico da seleção brasileira adulta.

No Brasil, o corfebol conta com federações nos estados do Rio de Janeiro (FCERJ) e São Paulo (FCESP), aonde a cidade de Americana é pioneira e sedia os treinamentos das seleções de base. Em janeiro deste ano, o município sediou o primeiro Campeonato Pana-americano adulto de Corfebol, que teve o Brasil como campeão, garantindo assim a vaga de representante do continente americano no Mundial 2015, na Bélgica. Em abril, o Brasil disputou pela primeira vez de um Mundial Sub-19 na cidade de Leewarden, na Holanda. 

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto crédito: Divulgação
Compartilhar:  Facebook

Hand feminino de Americana goleia e está na final da Liga

As decisões das duas divisões acontecerão no dia 15 de novembro
O handebol feminino da Secretaria de Esportes de Americana garantiu sua oitava vitória seguida e carimbou sua vaga na decisão da Liga de Handebol do Estado de São Paulo. Na semifinal disputada no sábado, 25/10, no Ginásio Rodrigo Benazzi, anexo ao Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), as meninas golearam Tietê pelo placar de 30 a 19.

A ponteira Luciane foi o nome do jogo marcando 10 gols em favor das americanenses. Tâmara, Rhaissa, Thalitta e Maria balançaram a rede quatro vezes. Carolina, três gols, e Lúcia, um gol, fecharam o placar. “Foi um jogo amarrado, onde tivemos muitos erros individuais e de posicionamento coletivo. O importante foi que a equipe se superou e conseguiu o objetivo”, comentou o treinador Jurandir Batista (Didi).

Como o time americanense, o próximo adversário também se garantiu na final da Série Ouro mantendo100% de aproveitamento. A classificação do Águias Concórdia Handebol, de Campinas (SP), veio na vitória por 30 a 23 contra a equipe de Franca. O jogo antecedeu o confronto entre Americana e Tietê.

O ginásio do Centro Cívico recebeu mais quatro partidas decisivas da Lhesp. Pela Série Bronze, Salto venceu Limeira (26 a 20) e ficou em terceiro lugar, enquanto Itapetininga ficou com o título batendo Bauru na final por 23 a 21. Nas semifinais da Série Prata, Sorocaba e Itu venceram Indaiatuba e Atibaia, respectivamente, e decidem o título.

A final da Série Ouro promete ser contagiante, com as únicas invictas da Liga se enfrentando na busca pela taça da principal categoria feminina. As decisões das duas divisões acontecerão no dia 15 de novembro, a partir da 12h, na cidade de Campinas (SP). Americana busca o tri consecutivo e o 14º título da competição.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto: Sanderson Barbarini | Arquivo
Compartilhar:  Facebook

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Alunos da Escola de Goleiros Camisa 1 realizam visita ao CT do Red Bull e Palmeiras

"Quem sabe um dia um garoto da Escola de Goleiros possa estar treinando
aqui no Red Bull Brasil ou até mesmo torcendo 
para o time" (Rodrigo Bruns)
Nesta segunda-feira (27), os alunos da Escola de Goleiros Camisa 1 tiveram um dia especial ao visitarem na manhã desta segunda-feira o Centro de Formação de Atletas (CFA), em Jarinu. 85 garotos puderam conhecer toda estrutura, além de acompanhar o treinamento dos goleiros das categorias de base do time de Campinas.


O experiente goleiro Juninho, do Red Bull Brasil, concedeu palestra aos jovens da Escola de Goleiros. Entre outros assuntos, o camisa 1 do Toro Loko falou sobre sua passagem por grandes clubes do futebol brasileiro, Seleção Brasileira e também da metodologia de trabalho do time campineiro.




O preparador de goleiros da equipe profissional do Red Bull Brasil, Rodrigo Bruns, também comentou sobre este ‘dia de goleiros’ no CFA.

“É uma oportunidade de mostrar um pouco da nossa forma de trabalho. Eles puderam conhecer também a estrutura de uma equipe de futebol, e de um time como o Red Bull Brasil. Acredito que este dia ficará marcado para sempre na vida desses jovens. Conheço bem o projeto da Escola de Goleiros e é importante frisar que é um trabalho social. Quem sabe um dia um garoto da Escola de Goleiros possa estar treinando aqui no Red Bull Brasil ou até mesmo torcendo para o time”, declarou Bruns.

Como próximo destino, a Escola de Goleiros partiu para Guarulhos, no Centro de Treinamento do Palmeiras, das categorias de base.


Os alunos foram muito bem recebidos pelo preparador de goleiros Danilo Minutti e os goleiros da base, que concederam palestra aos alunos e puderam acompanhar o treinamento dos goleiros das categorias de base. Em seguida um momento inesquecível para os arqueiros da Escola, foi a vez dos atletas palmeirenses chutarem ao gol e os alunos da Camisa 1 tendo que evitar o gol.


Para finalizar, o goleiro da Sociedade Esportiva Palmeiras, Daniel Fuzato, que foi aluno da Escola por 2 anos, falou sobre sua experiência e frizou a importância do estudo na vida dos atletas, bem como sempre acreditar nos sonhos.

Com 45 mil m², o Centro de Treinamento palmeirense é composto por cinco campos em tamanho oficial com grama natural. A estrutura também dispõe campo específico para treinamento de goleiros, quadra de areia, academia de ginástica, sala de fisioterapia, refeitório para funcionários, departamento médico e quadra de futevôlei.


"Foi muito proveitosa esta visita, uma das melhores que fizemos com nossos alunos, muitos viajando pela primeira vez, uma experiência inesquecível. Fomos muito bem tratados, além de terem a oportunidade de assistir treinos específicos com duas escolas diferentes, no Red Bull Brasil e Palmeiras, que vão servir muito para a evolução da nossa escola. Muito bom também o exemplo que temos do ex-aluno Daniel Fuzato, que serve de inspiração para nossos jovens. Agradeço aos clubes pela recepção e aos preparadores Rodrigo Bruns e Danilo Minutti, pelo carinhos com nossos alunos, bem como seus auxiliares e goleiros", declarou Vander Batistella, idealizador e coordenador do projeto da primeira escola somente de goleiros do Brasil.

Texto e Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Galeria de fotos: 1ª Copa Juninho Dias Futebol Society | 26/10/2014


Galeria de fotos da 1ª Rodada - Copa Juninho Dias Futebol Society | Society do Paulinho 26/10/2014 | 

- Holanda B 7 x 7 Parque Novo Mundo | 17h

- Estrelas da Villa 3 x 6 Dia % F.C. | 18h

- MEC Maranhão F.C 3 x 2 Pura Bucha F.C.

Total: 247 fotos
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Basquete feminino Sub-13 de S.Bárbara é campeão invicto da ARB

O título da edição 2014 do campeonato veio de forma invicta
A equipe de Basquetebol Feminino Sub-13 da Score Brasil/SEME (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’Oeste conquistou o título do campeonato da ARB (Associação Regional de Basquetebol). No sábado (25), o time comandado pela técnica Anne Freitas Sabatini e pelo assistente Bruno César Vital venceu Itatiba pelo placar de 45 a 32, em partida disputada no Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”.


O título da edição 2014 do campeonato veio de forma invicta, com 14 vitórias. A atleta Giulia Pereira foi eleita a Destaque do Campeonato e a técnica Anne Freitas Sabatini a melhor técnica da competição. Participaram da conquista as jogadoras Ana Paula, Louise, Tamires, Barbarinha, Giulia, Mayara, Bruna, Bárbara, Nicole, Talita, Jhenifer, Karina e Letícia.

Giulia Pereira foi eleita a Destaque do Campeonato
A equipe aguarda agora a definição de datas e dos adversários para a Final Estadual do campeonato da FPB (Federação Paulista de Futebol). “Alcançamos mais um excelente resultado. Agora esperamos representar bem Santa Bárbara nas finais do Estado”, disse Anne.

Texto: Eder Henrique Chamorra
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Prefeito Paulo Chocolate inicia teste para criação da ciclofaixa

O objetivo é proporcionar lazer, entretenimento e incentivar o uso da bicicleta
O prefeito Paulo Chocolate e o secretário de Esportes de Americana, Odair Dias, iniciaram os testes para a implantação da ciclofaixa no município. A primeira avaliação foi realizada na manhã desta segunda-feira, 27/10, na Avenida Brasil. O objetivo é proporcionar lazer, entretenimento e incentivar o uso da bicicleta.


“Esse é um projeto para melhorarmos o trânsito de nossa cidade e, através da ciclofaixa, oferecer uma melhor qualidade vida. Além do passeio familiar sobre duas rodas, o projeto visa conscientizar a população sobre o importante uso da bicicleta como meio de transporte”, explicou o prefeito de Americana, que chegou na Avenida Brasil pedalando. O teste foi acompanhado pelos secretários Silvio Brito (Transportes e Sistema Viário), Oséias Sass (Governo), José Odécio de Camargo Junior (Desenvolvimento Econômico), Luis Antonio de Souza Neto (Meio Ambiente), vereadores, representantes do DAE e Guarda Municipal, entre outras autoridades.


“Temos um problemas muito sério em Americana que é o trânsito. Temos também o problema da mobilidade urbana, sendo necessárias medidas emergenciais. Entre tudo isso, uma solução que a gente encontrou é implantar a ciclofaixa. Durante alguns dias vamos colocar os cones, para que seja desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Sistema Viário o impacto gerado no trânsito, fazendo com que cada vez mais tenhamos pessoas caminhando e andando de bicicleta”, explicou o comandante do esporte americanense. O objetivo é criar a ciclofaixa na tarde de sábado e durante o domingo pela manhã, podendo se estender até no final do dia. “Nos finais de semana, o DAE fará a hidratação dos ciclistas e a Guarda Municipal será responsável pela orientação dos motoristas”, ressaltou Odair Dias.

As ciclofaixas oferecem segurança aos ciclistas, tendo sinalização própria, onde a avenida será pintada e demarcada com cones, que fazem a separação entre a faixa dos ciclistas e a dos carros, onde a velocidade máxima da pista é reduzida – tudo para evitar acidentes e fazer com que o ciclista encontre tranquilidade para pedalar. “Vamos realizar demarcações necessárias. Isso vai dar um grande resultado, melhorando o trânsito de Americana”, comentou o secretário de Transportes e Sistema Viário.

O prefeito aproveitou para adiantar que nos próximos dias estará anunciando um convênio em prol da ciclofaixa. “Dentro de alguns dias estaremos finalizando um convênio com 100 bicicletas, que ficarão disponíveis para a população nas principais avenidas de Americana e de forma gratuita”, finalizou Paulo Chocolate. Além da Avenida Brasil, o objetivo é levar a ciclofaixa para as avenidas da Saúde, Campos Salles, Cillos, Abdo Najar e Cecília Meireles.

Texto: Ariel Ferreira  | Prefeitura de Americana
Fotos créditos: Bruno Carreño | Prefeitura de Americana
Compartilhar:  Facebook

Galeria de fotos: 2º Futevôlei Escola de Goleiros e OAB | 25/10/2014


Galeria de fotos do 2º Futevôlei Escola de Goleiros e OAB | Escola de Goleiros Camisa 1 | 25/10/2014

2º Futevôlei Escola de Goleiros e OAB | 9h

Total: 302 fotos
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

domingo, 26 de outubro de 2014

Tigre goleia o Independente e está a um passo da semifinal

Rodolfo, autor de dois gols na goleada do Tigre
O torcedor riobranquense que tinha se acostumado a ruins exibições dentro de casa pôde, nesta noite, assistir ao conhecido Tigre vencedor e imponente dentro de seus domínios. A equipe alvinegra fez a sua parte, goleou por 3 a 0, e agora pode perder por até dois gols de diferença no jogo de volta, no Pradão, em Limeira.



Com o resultado de hoje, o Rio Branco quebrou um estigma que vinha perseguindo-o desde a vitória contra o Paulista por 2 a 1, na primeira fase da Copa Paulista, em casa. De lá para cá foram três jogos e nenhum triunfo no Riobrancão, sendo exibições bem abaixo da média, o que vinha preocupando a todos do departamento de futebol riobranquense. Contudo, o retrospecto dentro de casa continua ruim: três vitórias, dois empates e cinco derrotas. 

O cotejo desta noite começou pouco movimentado e insólito. O Rio Branco buscava as jogadas pelas laterais, mas Keitá estava bem marcado e Diego Bife - que estava improvisado na lateral-direita - mostrou-se pouco produtivo. 

Foram 15 minutos de tentativas frustradas e sem qualquer perigo ao gol limeirense, exceto aos 4 minutos, quando Lucas Vieira cruzou e Lucas Biselli finalizou rasteiro, obrigando boa defesa do goleiro Mateus. 

Depois disso, o Tigre passou a apostar em toques rápidos, mas a situação só piorou. Além de continuar não levando perigo ao Independente, o Rio Branco errava muitos passes e não conseguia armar sequer uma jogada. 

O melhor lance de perigo aconteceu aos 25 minutos, quando Keitá cruzou e Jobinho, com uma "meia-bicicleta", obrigou o arqueiro do Independente fazer uma enorme defesa. Para se ter um panorama da etapa inicial, este foi o último lance de perigo do tempo, já que dos 30 minutos para frente a equipe galista fez muita cera e administrou o jogo da sua forma. 

Com o placar adverso e o futebol ruim, todos esperavam uma mudança, logo no intervalo, do técnico João Batista, do Rio Branco. Porém, isso não aconteceu, e o alvinegro retornou ao segundo tempo sem qualquer alteração. 

Dessa forma, o futebol alvinegro também não se alterou e continuou totalmente sem graça. O poder de fogo da equipe americanense era pífio. Fatos que favoreciam ao Independente que jogava pelo regulamento, uma vez que tinha a vantagem de jogar por empate no placar agregado. 

Foi com a entrada de Vitinho no lugar de Diego Bife, aos 23 minutos, que fez o Rio Branco acordar na partida e mudar sua postura dentro de campo. A pressão contínua, por exemplo, foi uma das consequências da alteração. 



Aos 28 minutos, Vitinho cobrou escanteio e Wallace, de cabeça, abriu o placar no Décio Vitta. Vale ressaltar que ambos os jogadores foram recém-promovidos da base do Tigre, ou seja, são crias do próprio clube. 



O tento do Rio Branco quebrou toda a proposta do Independente, fazendo com que os atletas limeirenses se abalassem e sofressem mais dois gols. Aos 35 minutos, Lucas Biselli lançou Rodolfo, pelo lado direito, que driblou três jogadores do Galo e marcou. E, na sequência, aos 39, Vitinho fez novo lançamento a Rodolfo que finalizou na saída do goleiro Mateus, sacramentando o score no Décio Vitta. 



Aos 42 minutos, Lucas Biselli, um dos destaques da partida, foi substituído por Tiago Silva. A torcida riobranquese presente no Riobrancão levantou-se e aplaudiu, de pé, o atleta alvinegro. 

Já vendido, o Independente até tentou marcar o gol de honra, mas a defesa riobranquense, de forma cirúrgica, conduziu bem os minutos finais do cotejo. Um belo triunfo do alvinegro americanense que voltará a campo na próxima sexta, às 20h, no Comendador Agostinho Prada, em Limeira. 

MALUCOS VAI À LIMEIRA



A torcida organizada Malucos do Tigre já definiu que estará em Limeira no confronto de volta. Os interessados devem deixar mensagem com nome e RG no perfil oficial da torcida no Facebook, ou devem ligar a um destes números: (19) 99238-0961 (Rogérião) / (19) 99401-5484 (Luiz). 

EM SOROCABA
Na mesma chave do Rio Branco, o Botafogo venceu o São Bento por 1 a 0, no Walter Ribeiro, em Sorocaba. A equipe ribeirão-pretana foi cirúrgica e ganhou nos erros do time sorocabano. Caíque, artilheiro botafoguense no certame, foi o autor do gol. Vale lembrar que o vencedor desse confronto enfrentará o classificado de Tigre e Independente.

Texto: Gabriel Pitor Oliveira
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Americana oficializa a desistência na participação da 78ª edição dos Jogos Abertos do Interior

“Manteremos as equipes de competição, mas neste momento de inconsistência
política e financeira, é prudente a não participação” (Odair Dias)
Decidido em comum acordo com os representantes das modalidades esportivas, a Secretaria de Esportes de Americana protocolou na tarde desta sexta-feira, 24/10, na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, a desistência do município na participação da 78ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerá de 17 a 29 de novembro, em Bauru (SP).

“Neste momento, o nosso objetivo é quitar as dívidas com os técnicos e professores das modalidades esportivas e do projeto Criança Total. A participação nos Jogos Abertos acrescentaria um aumento significativo em gastos, como horas extras, transporte, alimentação, entre outros. Essa decisão foi definida em conjunto com as modalidades classificadas para os Jogos (Abertos)”, explicou Odair Dias, secretário de Esportes de Americana.

Pensando em um futuro cada vez melhor para o esporte de Americana, a decisão tomada foi considerada por todas as modalidades como sendo a mais sensata, marcando assim o início de uma restruturação esportiva. O objetivo de investir ainda mais nas escolinhas de iniciação esportiva e nos projetos sociais, oferecendo uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

“Manteremos as equipes de competição, mas neste momento de inconsistência política e financeira, é prudente a não participação”, finalizou o chefe de pasta. A mudança de regulamento realizada no ano passado - extinguindo a categoria Sub-21 e o vínculo dos atletas com os municípios -  também são fatores que dificultam a participação nos Jogos Abertos, principalmente de Americana, que tem um forte trabalho de base.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Karatecas americanenses vão ao pódio no Campeonato Brasileiro

Os resultados contribuíram na conquista do título geral para
o estado de São Paulo
Três karatecas da Associação Dias/Secretaria de Esportes de Americana foram ao pódio garantindo cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karate Interestilos. Os resultados contribuíram na conquista do título geral para o estado de São Paulo. A edição do nacional 2014 foi realizada entre quinta-feira, 16/10 e domingo, 19/10, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF).

Para representar o selecionado paulista, os quatro representantes americanenses na disputa do campeonato nacional da CBKI (Confederação Brasileira de Karate Interestilos) superaram seus oponentes durante as cinco etapas classificatórias realizadas durante a temporada. A principal competição do país teve a presença de 1.586 atletas de todas as regiões brasileiras, representando 23 estados.

Campeão geral somando 196 pontos, os paulista levaram 53 medalhas de ouro, 53 de prata e 90 de bronze, mostrando mais uma vez que o estado conta com os melhores caratecas do Brasil. Santa Catarina (34 de ouro, 21 de prata e 32 de bronze) e Minas Gerais (27 de ouro, 17 de prata e 43 de bronze) terminaram empatados em segundo lugar com 87 pontos. Os catarinenses levaram vantagem obtendo maior número de medalhas de ouro e foram coroados vice-campeões.

Entre as centenas de medalhas conquistadas pelos paulistas estão os resultados dos americanenses, que escreveram seus nomes na história do caratê brasileiro. Fatima de Oliveira sagrou-se campeã no Kata da categoria Master 50 anos acima Br/Vd e medalha de bronze no Shiai Kumite na categoria Master 50/55 anos Br/Pt. Gabriela Detoni de Lima ganhou uma prata (Shiai kumite Equipe Sub 21 18/20 anos Rx/Pt) e um bronze (Shiai Kumite Sub 21 18/20 anos -53kg Rx/Pt), e Raldinei Scaramal Filho terminou como vice-campeão (Sênior 18 anos acima Br/Vd +84Kg). Os americanenses são treinados e orientados pelos técnicos Paulo Dias e Isabel Dias.

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Foto: Sanderson Barbarini | Arquivo
Compartilhar:  Facebook

Hand feminino de Americana busca vaga na decisão da Liga

Neste sábado as americanenses encaram Tietê pela semifinal
O time de handebol da Secretaria de Esportes de Americana terá mais um obstáculo na luta pelo 14º título da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp). Neste sábado, às 17h, as americanenses encaram Tietê pela semifinal que será disputada no Ginásio Rodrigo Benazzi, anexo ao Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico). A entrada para acompanhar o confronto decisivo é gratuita.

A campanha invejável até aqui e o fator casa colocam as comandadas de Jurandir Batista, o Didi, como favoritas dentro da semifinal que acontecerá em uma única partida. Mantendo 100% de aproveitamento dentro das sete partidas realizadas, o comandante não quer desperdiçar a chance do tri consecutivo e durante os treinamentos exige atenção do time para não ser surpreendido.

“Temos quer estar atento durante todo o jogo. Não podemos vacilar, pois o adversário tem sua qualidade e pode nos eliminar da competição. Espero que a gente mantenha o mesmo desempenho das últimas partidas para seguir vivo na briga pelo título”, declarou, Didi.

Além de Americana e Tietê, o município sediará a outra semifinal da Série Ouro entre Franca e Concórdia, e as semifinais da Série Prata (Indaiatuba e Sorocaba; Atibaia e Itu). Pela Série Bronze, Limeira e Salto disputam o bronze, enquanto Itapetininga e Bauru se enfrentam na decisão do título. Todos os jogos são válidos pela categoria Adulto Feminino.

As finais das Séries Ouro e Prata acontecerão no dia 15 de novembro (sábado), a partir das 12h, na cidade de Campinas (SP). O ginásio que receberá as partidas ainda não foi definido pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo. 

Texto: Ariel Ferreira | Prefeitura de Americana
Fotos: Sanderson Barbarini | Arquivo
Compartilhar:  Facebook