terça-feira, 8 de setembro de 2015

Documentário Tigre de Americana terá extra com os gols da campanha de 1990

O documentário está em fase final de edição
O DVD do documentário “Tigre de Americana - Uma Paixão Centenária” terá um extra especial para emocionar o torcedor do Rio Branco. A histórica campanha do acesso de 1990 já tinha um espaço especial no documentário, inclusive com imagens da festa que tomou conta de Americana após a chegada da delegação depois do empate em 0 a 0 com o Olímpia. Agora, o torcedor poderá guardar em sua casa os gols de toda a trajetória do vice-campeonato da Divisão Especial, quando o Tigre conquistou o primeiro acesso de sua história.

Em 1990, o Rio Branco jogou uma maratona de 42 partidas, conseguindo o acesso na penúltima delas, em Olímpia, no dia 1º de dezembro. Foram 25 vitórias, dez empates e apenas sete derrotas. A campanha teve números melhores até do que a do campeão Olímpia. A equipe de produção do documentário teve acesso a uma grande parte do acervo da antiga TV Americana, hoje TV TODODIA, e decidiu presentear o torcedor com os gols da campanha.

O acervo da TVA não tinha identificação de muitas partidas. Por isso, o consultor do filme, Claudio Gioria, editor-chefe do TODODIA, precisou identificar jogos e autores de gols para conseguir fazer essa linha do tempo do Rio Branco da Divisão Especial de 1990. Foram 61 gols marcados e 24 sofridos. Ninguém venceu mais na competição que o Rio Branco, que ainda teve Bugre e Macedo empatados com 14 gols cada. “Nas imagens de 1990, tem também o famoso pênalti perdido pelo Bugre. Ele estava empatado como artilheiro ao lado de Macedo quando o juiz marcou pênalti contra o Comercial, pela última rodada. O Macedo queria bater, mas, ainda molecão, não criou caso quando o Bugre pegou a bola. O goleiro pegou e os dois terminaram com 14 gols”, conta Gioria.

O show de gols começa com a vitória sobre a Central Brasileira de Cotia por 1 a 0, na primeira rodada, no Décio Vitta, com gol de Adilson. “O arquivo da TVA é fantástico. Só ficou faltando um dos 61 gols que o Rio Branco marcou”, diz Gioria. Assim, dos 85 gols marcados em jogos do Rio Branco, 84 estarão no extra.

O único gol da campanha do Rio Branco em 1990 que não estará no extra do documentário é o primeiro da vitória sobre a Lençoense, em Lençóis Paulista, por 2 a 1. “Era a abertura da segunda fase. O Ailton Luis teve a infelicidade de marcar contra no primeiro tempo, mas depois conseguiu fazer o gol de empate. Esse gol vamos ficar devendo, mas tenho certeza que mesmo assim o torcedor do Rio Branco vai se emocionar ao reviver aquele que talvez tenha sido o ano de maior alegria da história do clube”, explica Gioria, lembrando que a torcida se empolgou ainda mais depois da estreia na segunda fase com vitória e o primeiro treino após a partida atraiu 80 torcedores.

O documentário está em fase final de edição. Encerrada esta etapa, serão editados os extras, que além dos gols da campanha de 1990, terão histórias curiosas de alguns dos entrevistados. A lista de entrevistados definida pela equipe de produção mesclou personagens de diferentes épocas do clube para que fosse montada a linha do tempo, sem a necessidade de um narrador.

"Coletamos mais de 30 horas de entrevistas exclusivamente para o documentário. Como muita coisa ficou de fora da linha narrativa do filme, resolvemos colocar alguns extras no DVD e mesmo assim, seguramente, ainda teríamos material para pelo menos mais dois filmes interessantes sobre o Rio Branco", afirma a diretora da produção, Luciana Teixeira.

Com iniciativa da Fundação João Zanaga, o documentário tem o apoio da Rede TODODIA de Comunicação e patrocínio oficial do Supermercado São Vicente. A produção do documentário é da 3marias Produtora Cultural e a realização do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. As gravações ocorreram nos estúdios da Big Mídia e no Estádio Municipal Décio Vitta.


Texto: Claudio Gioria
Compartilhar:  Facebook

0 comentários:

Postar um comentário