A Secretaria de Esportes e a Associação Americana Basketball lançaram, nesta quarta-feira (8/4), o projeto Cestinha – Escola de Basquete Masculino - para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade. O evento aconteceu no gabinete do secretário de Esportes, Roger Willians e contou com a presença de representantes da Net Cidades, Supermercado Pague Menos e Banco Santander que são patrocinadores e apoiadores do projeto.
Funcionando, por enquanto, em quatro núcleos – Praça de Esportes Frezzarin. Praça de Esportes do Jardim da Paz, Praça de Esportes do Jardim dos Lírios e Praça de Esportes do São Pedro – o projeto já atinge 100 crianças e tem o objetivo de alcançar 800 até o segundo semestre deste ano em 18 núcleos. “É o maior projeto de base de basquete masculino da RMC”, afirmou Willians. “Este ano, pelas circunstâncias financeiras, não tem como montar uma equipe de ponta. Por isso nos voltamos para a base. No final será um projeto que encherá nossos olhos. Vamos revelar meninos”, completou o secretário de Esportes.
O objetivo do projeto é utilizar o esporte como formação do caráter de crianças e adolescentes com valores de cidadania e ética. “Preconizar o respeito, lealdade, companheirismo, para serem conhecedores dos limites e regras, auxiliando na sua formação com objetivo de integração e inclusão social”, observou o coordenador da modalidade da Secretaria de Esportes, Rodrigo Pizzi. Segundo ele o projeto Cestinha quer atingir crianças e adolescentes em regiões mais carentes.
Segundo o representante do Americana Basketball, Wolmer Bicalho, o basquete é feito por abnegados e apaixonados e a intenção é atingir crianças e adolescentes na busca da socialização. “É ter atividades para eles. Não estamos simplesmente fazendo basquete, estamos olhando para essas crianças. Até o final do ano queremos estar com cerca de 800 pessoas participando dos núcleos”, disse Bicalho.
Inscrições
As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para participar os pais ou responsáveis devem ir até o núcleo e preencher uma ficha. Os núcleos vão funcionar em quadras de escolas do Estado ou nas próprias estruturas da Secretaria de Esportes. Informações pelo telefone 3406-6111.
As aulas serão dadas por professores de educação física pelo menos duas vezes por semana nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h, divididas em idades aproximadas em 7 e 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos. Nos meses de julho, outubro e final de dezembro serão realizados festivais reunindo todos os núcleos para observar o trabalho desenvolvido com os alunos.
Texto: Roberto Andrade
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar: Facebook
0 comentários:
Postar um comentário