quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O ciclismo como poucos conhecem

Lance Armstrong, estrela do Tour de France por vários anos
Muito se fala sobre o ciclismo, muitos ja ouviram falar de nomes como Tour de France, Lance Armstrong, ou "aquele francês que ganhou aquela corrida na França",mas poucos sabem a realidade sobre o ciclismo e como ele realmente funciona.

O ciclismo como muitos conhecem, com aquelas "Caloi 10" ou "bike de guidão torto", ou mais conhecidas como bike de speed, pode ser dividido em duas partes: estrada e pista. E hoje eu vou falar sobre o ciclismo de estrada.

O ciclismo de estrada (ou Road - inglês) não é necessariamente disputado em estradas, mas sim em vias asfaltadas, como ruas, avenidas e estradas. Em corridas de estrada, vários atletas largam juntos, separados pelas categorias de idade. As corridas podem duram voltas em um determinado circuito, tempo ou uma determinada quilometragem.

Além das provas em grupo e também disputado nas mesmas vias que as provas de estrada, existe o contra relógio, onde cada ciclista larga individualmente e tem que cumprir uma determinada distância no menor tempo possível. Os contra relógios tem distâncias menores que as provas de estrada.

A nível mundial, a corrida mais conhecida é o Tour de France, um dos eventos mais assistidos no mundo e conta com mais de 100 anos de história. O Tour é formado por 21 etapas consecutivas no mês de julho, onde o vencedor da primeira etapa, veste a tradicional camisa amarela de líder na próxima etapa. Geralmente a cada 7 etapas, existe um dia de descanso. 

Dentre as 21 etapas, exitem etapas planas, de montanha e os contra relógios. As etapas planas são destinadas aos sprinters, aqueles ciclistas que se "escondem" durante toda a corrida e só aparecem nos últimos 300 metros. As etapas de montanha, são destinadas aos escaladores, ou seja, aqueles que sobem bem, pois as etapas terminam no alto de montanhas. Para vencer uma Volta, o ciclista não precisa vencer todas as etapas, mas sim, ter o menor tempo ao final de todas as etapas. A receita para vencer, esta entre ter um bom contra relógio e subir bem nas etapas de montanha.

Equipe Astana durante a prova contra relógio, na Volta da Espanha
Além do Tour de France, existe o Giro d'Itália e a Volta da Espanha, ambas com 21 etapas. Também existem voltas de 3 a 10 dias. No Brasil, as principais voltas são a Volta de São Paulo e o Tour do Rio. 

As provas de um dia, também são conhecidas como as clássicas, a nível mundial, existe a Milão-São Remo, Paris-Roubaix, Giro de Lombardia, entre outras, com distâncias variando entre 200 e 300 quilômetros. A nível nacional, existe a tradicional Prova Ciclística 9 de julho, o GP 1° de Maio, Copa América e Copa da República.

Texto: Caio Moretto Buoni
Fotos créditos: Divulgação Internet

Compartilhar:  Facebook

0 comentários:

Postar um comentário