Na última publicação, eu havia falado sobre o ciclismo de estrada, hoje vou falar um pouco sobre o ciclismo de pista, aquele que é disputado em pistas ovais e inclinadas, conhecidas como velódromos.
Velódromo Municipal de Americana Foto crédito: Notícias da cidade |
O Brasil não tem muita tradição no ciclismo de pista, fato que explica a quantidade de velódromos no Brasil (são apenas 4 – Americana, Curitiba, Maringá e Caieiras – o qual não recebe competições oficiais já faz alguns anos). Rio de Janeiro também tinha um velódromo, o melhor do país, com pista de madeira, com cobertura, arquibancada e toda a estrutura necessária, mas o mesmo foi derrubado para a construção do novo velódromo para as Olimpíadas. As pistas oficiais medem 250 ou 333 metros, sendo mais comum as primeiras.
O ciclismo de pista, ou track cycling em inglês, é um pouco diferente do ciclismo de estrada, pois tem mais variações de provas, 9 provas são disputadas em uma competição num velódromo, mas no geral, assim com na estrada, quem passar a linha de chegada primeiro, vence.
Dentre os ciclistas que competem no velódromo, eles podem ser divididos em dois grupos, os velocistas ou fundistas. Os primeiros, correm as provas de velocidade, as quais são curtas e mais intensas. Já os fundistas, correm as provas mais longas dentro do velódromo, ou provas de fundo, com distâncias variando entre 4km e até 50km.
Muitas vezes ciclistas que correm estrada também correm algumas provas de velódromo, apenas as de fundo, pois tem características parecidas com as provas de estrada, como exemplo disso, podemos citar o caso do inglês Bradley Wiggins que tem a sua origem no ciclismo nas provas de fundo, chegando até a ser campeão olímpico, e que em 2012 venceu o Tour de France. Já para os velocistas, o mesmo é difícil de acontecer, foram poucos os casos dos velocistas que migraram para a estrada e tiveram carreiras de sucesso.
Essas são as seguintes provas que fazem parte da pista:
- Provas de Velocidade:
Velocidade Individual: cada ciclista faz uma tomada de tempo de 200m, a partir da classificação feita por essa tomada de tempo, os ciclistas passam a se enfrentar em disputas de 3 voltas no velódromo, um contra o outro, até que chegam a final.
Velocidade por Equipes: cada equipe é formada por 3 atletas, eles largam em uma das retas da pista. Ao sinal da largada, cada atleta da uma volta na pista, totalizando 3 voltas (no feminino, a regra é a mesma, porém com 2 ciclistas e 2 voltas de corrida). O tempo total da equipe gera uma classificação, a partir da mesma, o primeiro e o segundo tempo voltam a pista e fazem uma final para decidir a medalha de ouro.
KM: O ciclista deve completar a distância de 1km no menor tempo possível (no feminino, a distância é de 500m).
Prova Keirin |
Keirin: Três a sete ciclistas largam da reta da pista e tem que acompanhar uma moto durante uma distância de 1400m, durante esse período, a moto aumenta sua velocidade de 30km/h para 50km/h. Depois disso a moto sai da pista e os atletas tem aproximadamente mais 600m para disputar a vitória.
- Provas de fundo:
Perseguição Individual: Um atleta larga de cada lado da pista e tem que percorrer a distância de 4km no menor tempo possível. Pode acontecer de um atleta alcançar o outro durante essa distância, porém, a prova deve continuar para que seja feita uma classificação com o tempo total dos 4km. Os dois melhores tempos voltam a pista para disputar a medalha de ouro.
Perseguição por Equipes: Duas equipes de quatro atletas largam em lados opostos da pista, assim como na perseguição individual, as equipes devem completar os 4km e as duas melhores equipes voltam para a pista para disputar a medalha de ouro.
Prova por Pontos: Atletas de diversas equipes largam juntos para completar a distância de 40km (25km no feminino), a cada 10 voltas (o números de voltas pode variar de acordo com o velódromo) ocorre uma chegada que conta pontos para os quatro primeiros. Ao final da corrida, aquele que tiver mais pontos, vence.
Scratch: Novamente os ciclistas largam juntos na pista, aquele que completar primeiro a distância de 15km, ou 10km no feminino, vence a prova.
Madson: Nessa prova, no máximo 18 equipes de 2 ciclistas largam, enquanto um deles corre, o outro continua na pista andando mais devagar para se recuperar, quando o que estava correndo alcança a sua dupla, eles trocam de posição, o que estava descansando corre, e o que estava correndo descansa até que seu parceiro o alcance novamente. As distâncias podem variar de 25 a 50km, com chegadas que contam pontos durante a prova. Caso todas as equipes terminem na mesma volta, vence a equipe que tiver mais pontos. Caso uma equipe consiga alcançar as outras equipes por trás, ou seja, dar uma volta no grupo, essa equipe será a vencedora ao final da prova.
Omnium: Essa é uma disputa que combina as provas de: volta lançada (uma volta mais rápida na pista), prova por pontos, eliminação (a cada volta, o último a passar na linha de chegada é eliminado), perseguição individual, scratch e KM. Ao final de cada prova, cada atleta recebe uma pontuação, o primeiro colocado leva 1 ponto, o segundo leva 2 pontos, e assim por diante. Ao final de todas as provas, aquele que tiver menos pontos, é o vencedor.
Texto: Caio Moretto Buoni
Fotos créditos: Divulgação Internet
Compartilhar: Facebook
0 comentários:
Postar um comentário