Hortolândia e Americana são campeões dos 60º Jogos Regionais

Decidido apenas no último dia, Hortolândia e Americana sagraram-se campeões da primeira e segunda divisão, respectivamente, dos 60º Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A consagração veio na noite desta sexta-feira, 29/07, com a premiação geral realizada na cerimônia de encerramento realizada no ginásio Mário Antonucci (Centro Cívico).

Americana sai na frente nas oitavas do Estadual de Futebol da OAB

A equipe da OAB Americana\Nova Odessa\SBO está em vantagem nas oitavas de final do Campeonato Estadual de Futebol da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Neste sábado (30), no estádio Antônio Guimarães, em Santa Bárbara d´Oeste (SP), a equipe venceu a OAB Sorocaba\Piedade\Votorantim por 1 a 0.

Brasil é bicampeão mundial militar feminino ao bater os Estados Unidos em jogo dramático

A Seleção Brasileira Feminina sagrou-se campeã da segunda edição do Campeonato Mundial Militar Feminino – 2016 ao derrotar os Estados Unidos, nesta sexta-feira (29 de julho), por 61 a 60, em duelo extremamente equilibrado, realizado em San Diego, nos Estados Unidos. Com este resultado, o selecionado nacional concluiu a sua participação com 100% de aproveitamento, vencendo os cinco jogos disputados.

Galeria de fotos: Jogos Regionais 2016

Galeria de fotos de todos os dias da 60ª edição dos Jogos Regionais | 19/07/2016 à 29/07/2016 Total: 4.497 fotos

Réplica da Tocha Olímpica visitará escolas da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Americana, em conjunto com a Secretaria de Esportes, lançará na próxima semana, um programa de visitas da réplica da Tocha Olímpica na rede municipal de ensino de Americana durante o mês de agosto.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Em meio a crise, Sociedade Esportiva Camisa 10 fecha o ano com títulos

Camisa 10 encerra o ano com 13 títulos e muito trabalho
A Escola de futebol Sociedade Esportiva Camisa 10 encerrou as atividades de 2014 de forma positiva em meio a crise histórica no esporte que o município de Americana enfrenta. Coordenada pelo professor Cleber Rezende, o "Binho", a escola conta com 300 alunos pagantes e bolsistas. O ano de 2014 foi de conquistas para a equipe que mais se destacou na cidade com 13 títulos e 90 alunos e ex-alunos federados disputando competições. 

Dentre as competições, a Camisa 10  participou da 1ª Copa Americana LINAF, conquistando o título nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-16. Outros destaques foram o título do Campeonato Municipal de futsal (Sub-10 e Sub-14), Copa Graal (Sub-11), 30ª Copa São Paulo (Sub-10), 2ª Copa Internacional de Avaré - SP   (Sub-16), 5ª Copa Eco Turística de Rancharia - SP  (Sub-11) e 2ª Copa Sul Americana de Futebol de Inajá- PR  (Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14).


Mais dois destaques inéditos foram o 4º lugar na Copa Danone, maior competição de futebol society reconhecida pela FIFA e terceiro lugar no campeonato Paulista Sub-11, jogando como União Barbarense.

Outro ponto forte do trabalho da escola foram 4 atletas com passagem pela Camisa 10 que foram convocados  para defender a Seleção Brasileira nas categorias de base, na categoria Sub-15  Miguel Alcântara e Lucas Levak, Sub-17 Zé Marcos e Sub-20 Georgemy.

Todos os alunos são cobrados pela disciplina, frequência e notas boas na escola e uniforme completo nos treinos. 

"Para nós do Camisa 10 o ano foi muito produtivos e mesmo sem o repasse de INSS conseguimos entrar em competições de grande porte graças a ajuda dos pais dos nossos atletas, ganhar títulos importantes dentro e fora do município.  Todo esse empenho dos pais, diretoria e comissão técnica nos fez mais uma vez ficar como a escola de futebol que mais ganhou títulos no ano aqui na cidade" declarou o técnico Binho.

A comissão técnica e diretoria da Sociedade Esportiva Camisa 10 é composta por Cleber Rezende,  Ricardo Bernardo, Renan de Ângelo, Rafael Andrade, Roberto Franco Junior, Decão, Odair Batistela e Odair Batistela Junior.

As inscrições estão abertas para novos alunos. Os interessados podem se inscrever através do telefone(19) 3461.9931 A escolinha trabalha com crianças a partir de quatro até 16 anos.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Tigre vence jogo-treino contra o Atibaia em preparação para a A2

O elenco do Rio Branco entra em recesso e retorna no dia 5 de janeiro às 9h
O Rio Branco fechou a primeira etapa de preparação para a Série A2 do Paulistão 2015 com um importante resultado. Na manhã desta terça-feira (30), o Tigre venceu o Atibaia por 1 a 0, equipe que se prepara de olho na Série A3 do próximo ano. O atacante Fernando, um dos reforços do elenco de Fahel Júnior, entrou no segundo tempo e foi o responsável por marcar o único gol do teste realizado no CT Nakazawa, na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

A equipe do Tigre iniciou a partida com a seguinte formação:  Cléber; Wendell, Henrique Alemão, Emerson e Pedrinho; Motta, Romário,  Sandro Costa e Tiago; Jobinho e Maicon Douglas.

No primeiro tempo, a partida foi muito pegada com a equipe da casa pressionando muito. Porém, a partir dos 15 minutos o Rio Branco impôs seu ritmo de jogo e dominou a partida mesmo sem levar muito perigo ao gol adversário.

No intervalo, o técnico Fahel Junior fez cinco substituições e com um dos atletas que entraram em campo o Tigre abriu o placar. Após boa jogada de Tiago, que entrou em velocidade pela esquerda e cruzou, o goleiro adversário espalmou para o meio da área e Fernando chutou para o gol.

O time da casa teve sua melhor oportunidade em um chute que estava prestes a vazar a meta de Max, quando Mateus Borelli salvou em cima da linha.

Ao fim da partida, o volante Motta avaliou o desempenho da equipe:

“Hoje o time está de parabéns pelo desempenho dentro de campo  e pelo resultado. O começo do trabalho tem sido muito positivo e temos nos entrosado aos poucos. Acredito que  vamos evoluir muito até o fim da preparação”,  afirmou.

Desta maneira, o Rio Branco fecha a fase de preparação em 2014 sem derrota. Antes, o Tigre havia empatado, por 1 a 1, diante do Capivariano, em casa. Agora, o elenco ganha folga para a festa de fim de ano e a reapresentação está marcada para a segunda-feira, dia 5, às 9h. A diretoria do clube ainda procura um local adequado para a realização da pré-temporada. Atibaia surgiu como uma das opções no início, mas já foi descartada.

Texto e foto crédito: Nacim Elias Romanelli | Assessoria de Imprensa Rio Branco Esporte Clube
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Segunda edição do "Jogo do Bem" é um sucesso dentro e fora dos gramados

Com vitória de 5 a 2 para os Amigos do Allan o evento foi um sucesso
O campo do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico) foi palco maios um grande evento beneficente do "Jogo do Bem",  realizado na noite desta quinta-feira (19), com vitória de 5 a 2 para os "Amigos do Allan".


Com belos gols, grandes defesas, e muitos lances engraçados o principal destaque da noite foram brinquedos arrecadados e que serão doados para instituições. "Representou a sensibilidade de cada um com a causa social do evento, todos colaboraram e quero agradecer também os patrocinadores que ajudaram muito, e com certeza foi o segundo de muitos" enfatizou Allan Campos um dos organizadores do evento.

Desta vez a vitória não veio, mas era nítida a felicidade de Fabiano Camarão, um dos idealizadores deste belo evento. "O evento me surpreendeu e muito, foi pedido um brinquedo para cada jogador e na verdade cada um trouxe vários. Fico muito feliz que todos entenderam o foco social do jogo, agradeço aos patrocinadores e a todos que ajudaram direta e indiretamente para que o jogo pudesse acontecer do jeito que foi, uma grande festa!" agradeceu Fabiano.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Campeonato de Rebatida Instituto Odair Dias agita o campo do Guarani

Evento organizado pelo Instituto Odair Dias foi um sucesso
A segunda edição do Campeonato de Rebatida, organizada pelo Instituto Odair Dias foi marcada por muita disputa, diversão e lazer entre os participantes. Realizado no campo do Guarani Futebol Clube, na Vila Amorim, o evento recebeu 16 duplas e muitos torcedores na tarde de sábado, 20/12.



Com uma campanha perfeita, a dupla formada por Walker Jr. e Ricardo Tite conquistou o título da competição. Em uma final equilibrada e disputada ponto a ponto, sendo decidida no último lance, os campeões derrotaram Bruno Pegote e Rafa Caetano pelo placar de 8 a 7.

Para Ricardo Tite ter sido campeão da segunda edição junto com o amigo de longa data, Walker Frônio foi espetacular. "Na primeira edição fui muito dedicado, mas fazendo dupla com Ariel Ferreira era uma missão quase impossível, ele afundou nossa campanha, hoje fica a prova que ao lado de um verdadeiro craque, veio o título" declarou aos risos o campeão Tite

Já para o atleta e jogador profissional Walker Jr. jogar ao lado do amigo Tite foi um enorme prazer. "Participar desta brincadeira foi gratificante e ser campeão melhor ainda" enfatizou o craque.

Na briga pela terceira colocação com uma vitória por 5 a 3, Marcos Jr. e Paulo Jr. garantiram o bronze.

É interessante retomar a rebatida, que é uma brincadeira antiga. Conseguimos entreter a população com intermédio do esporte e a cada edição tem aumentado o número de participantes. O mais importante é a união, confraternização e a prova que dá para se divertir e promover um evento sem custos. Sabemos da situação financeira complicada do município, mas com atividade física e sem ter que colocar a mão no bolso, melhoramos a qualidade de vida e a condição humana para nós e nossa próxima geração. Agradeço a todos que acreditam no esporte como instrumento de transformação" declarou Odair Dias, idealizador do Instituto Odair Dias.


O sábado esportivo promovido pelo Instituto teve mais um evento. Após o Campeonato de Rebatida, aconteceu o concurso de Embaixadinhas. Quebrando o recorde de Lucas Rodrigues, que na última edição realizou 127 embaixadinhas, o jogador profissional Walker Jr. (Walkinho) foi o grande campeão com 475 embaixadas. Em segundo lugar ficou Marcos Jr., que controlou a bola por 435 vezes sem cair no chão.

O evento contou com o apoio da Loja Conceito Sports, que fica na rua do Linho, 1180 no bairro Cidade Nova, em Santa Bárbara d'Oeste, telefone 3458.9235. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 09h às 18h e de sábado das 09h às 13h30. Confira a página no Facebook, clicando aqui

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Após grande final, com cesta no último segundo, Bauru é campeão da Série Prata da FPB

A terceira e decisiva partida final, novamente muito disputada
e acirrada ponto a ponto
Na partida mais emocionante e disputada do ano, com direito a uma bola certeira arremessada do meio da quadra, faltando 1 segundo para o final, Bauru venceu a equipe do Pague Menos/Americana Basketball por 62 a 61 e sagrou-se campeão Paulista de Basquete Sub-17 da Série Prata 2014, campeonato organizado pela FPB.

A terceira e decisiva partida final, novamente muito disputada e acirrada ponto a ponto. No primeiro quarto, empate por 13 a 13, no segundo Bauru se saiu melhor e abriu uma pequena vantagem de 19 a 12, fechando o primeiro tempo em 32 a 25. No intervalo o técnico Zezé corrigiu a equipe e a defesa melhorou, conseguindo diminuir a vantagem e vencer o terceiro quarto em 18 a 14. Mas mesmo com uma reação, o AB não conseguia passar a frente no marcador. Faltando 1 segundo os americanenses conseguiram virar e venciam por 61 a 59.

Na última tentativa que restava, Bauru pediu tempo e quando a bola entrou em jogo o jogador de Bauru arremessou do meio da quadra, mesmo marcado, a bola bateu na tabela, rodou o aro e caiu, dando o título para a equipe da casa. A vitória e título que já eram garantidos, virou frustração para os americanenses. Final de partida Bauru 62 x 61 Pague Menos/AB.

"O basquete é emocionante por causa disso. Alguém precisava vencer, lutamos até o segundo final, mas a sorte esteve do lado deles hoje" disse o técnico Zezé.

O elenco americanense foi composto pelos atletas Leandrinho, Otávio, Victor, Joãozinho, Igor, Pedro A., João Pedro, Fábio, Xuxu, Kauan, o técnico Zezé Romantini e o diretor Wolmer Bicalho

Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Unimed Americana vence e mantém 100% de aproveitamento na Liga de Basquete Feminino

A cubana Ariadna Felipe com 21 pontos foi a cestinha da partida
A ADCF Unimed/Americana manteve o 100% de aproveitamento na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, nesta quarta-feira (17 de dezembro), por 84 a 71 (36 a 41 no primeiro tempo), em clássico disputada no ginásio Centro Cívico, na cidade Americana (SP), no complemento da segunda semana.


No primeiro tempo, a partida começou equilibrada, mas o time maranhense cresceu no segundo quarto e fechou em vantagem. Na volta do intervalo, a equipe da casa se recuperou e voltou a equilibrar as ações, o que deu a chance de um bom crescimento no quarto final, marcando forte e neutralizando bem as principais jogadas da equipe maranhense.

As atletas mais efetivas foram a cubana Ariadna Felipe (21 pontos) e Clarissa dos Santos (20 pontos), pela equipe de Americana; a norte-americana Matee Ajavon (25 pontos) e Grazi (14 pontos), em favor do Maranhão.


“Jogo difícil, pois enfrentamos uma equipe que conta com jogadoras de qualidade e que montou uma estratégia e seguiu bem isso no primeiro tempo. No segundo, crescemos de produção e melhoramos a marcação, que aliado ao desgaste do adversário, foi importante e determinante para que vencêssemos”, comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, da ADCF Unimed/Americana.

“No final do terceiro quarto começamos a nos perder um pouco na marcação e isso contra um time como o de Americana acaba sendo decisivo. Mas a tendência é de crescimento para o time com a sequência dos treinamentos e os reforços que chegarão”, comenta a experiente pivô Êga Garvão, do Maranhão Basquete.

Texto: Frederico Batalha | LBF
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tigre tem 24 jogadores em seu elenco

Vitinho, garoto da base do RB, continua para a A-2
O técnico Fahel Júnior, antes mesmo do primeiro jogo-treino, contra o Capivariano, no dia 23, em Americana, já conta com 86% do seu elenco definido. Isso porque 24 atletas assinaram contrato com o alvinegro e estão trabalhando com o treinador do Tigre visando a Série A-2 de 2015. 

Ao contrário do que foi veiculado em vários meios da imprensa esportiva de Americana, o Rio Branco não tem, hoje, 26 atletas em seu plantel. Segundo o próprio técnico Fahel Júnior, o volante Mica e o lateral-direito/zagueiro Kanu, ainda não foram promovidos das observações, mas serão efetivados caso os investidores não encontrem outros atletas para as posições, ou, também, se o próprio treinador optar - o que ainda não aconteceu -.

Outro nome também não tem vinculo com o Rio Branco: Fábio Costa, volante, ex-Cotia e Francana. "Não sei de onde tiraram essa informação de que contrataram esse Fábio Costa. Eu não o conheço, particularmente. Não foi contratado pelo Rio Branco, nem mesmo passou por aqui", declarou o técnico Fahel Júnior ao FOCO NO ESPORTE. Também, segundo o treinador, o meia Vitor Braga, o Vitinho ou Geninho, disputará a A-2 pelo alvinegro. 

Restando quatro vagas para o elenco do ano que vem, o Tigre tem em pauta, agora, a contratação de um lateral-direito, um meia-atacante e dois atacantes, sendo um centroavante. Macena, que estava no Juventude, é o mais procurado pela parceira Zaka Sports e Marketing para assumir a camisa "nove" do Rio Branco, mas a concorrência é grande, já que Comercial e União Barbarense também conversam com o jogador. Dos três interessados, o Tigre é o que larga em último nas negociações, uma vez que Macena está apalavrado com o arquirrival barbarense e, se algo emperrar a negociação com o Leão da 13, o jogador deve optar pelo Comercial, onde tem o carinho dos torcedores e dos diretores do clube. Alex Afonso, que subiu com o Rio Claro no ano passado, é o segundo nome em pauta. 

Confira, então, os 24 jogadores que já estão acertados com o alvinegro:
Goleiros - Cleber, Max Santos e Airon;
Lateral-direito - Matheus Borelli;
Zagueiros - Henrique Alemão, João Gabriel, Luiz Paulo e Emerson Feliciano;
Laterais-esquerdos - Pedrinho e Nicolas; 
Volantes - Henrique Motta, Romário, Sandro Costa, Maicon Goulart, Cafu, Keitá e Rafael;
Meias - Wendell, Sampson e Vitinho; 
Atacantes - Jobinho, Fernando, Thiago Santos e Wallace.

AIRON PODE SAIR
Segundo Fahel Júnior, técnico do Rio Branco, o goleiro Airon, que veio da Portuguesa Santista, recebeu uma proposta de um time que disputará a primeira divisão em outro estado. O treinador não revelou o nome do time e nem mesmo o estado, mas afirmou que as chances do arqueiro sair são reais e que, se preciso, o Tigre buscará outro para a posição. 

Texto: Gabriel Pitor Oliveira
Foto: Sanderson Barbarini | Arquivo Foco no Esporte
Compartilhar:  Facebook

"Jogo do Bem" desta 5ª feira arrecada brinquedos para instituições

Os organizadores do evento, Allan Campos e Fabiano Camarão
Nesta quinta-feira (18) às 19h, o Campo do Centro Cívico será palco para o evento beneficente "O Jogo do Bem", entre os times Amigos do Allan e Amigos do Camarão. Cada jogador participante fará a doação de ao menos um brinquedo cada. Os organizadores pedem para que o público também faça a doação. Todo material arrecadado será revertido para crianças de entidades da cidade.

"Nossa intenção sempre foi ajudar o próximo com atitudes, não com promessas e são atitudes como essa do jogo do bem que irá trazer um natal mais feliz para algumas crianças necessitadas. O importante é a causa social e a importância de ajudar o próximo”, enfatizaram Fabiano Camarão e Allan Campos, organizadores do evento.

No ano passado o evento foi um sucesso, arrecadando mais de 150 brinquedos.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Zagueiro americanense é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Sul-Americano do Paraguai será realizado de 4 a 29 de março de 2015
O zagueiro americanense José Marcos, 16, que jogou na região pela Sociedade Esportiva Camisa 10 e Atlético Ipiranga, e recentemente sagrou-se campeão Paranaense Sub-17 com o Atlético Paranaense foi convocado dentre os 27 atletas pelo técnico da Seleção Brasileira Sub-17 Caio Zanardi, para uma fase de preparação, de 12 a 17 de janeiro de 2015, na Granja Comary, em Teresópolis.

Os jogadores relacionados serão submetidos a exames médicos e avaliação física, tendo como objetivo a disputa do Sul-Americano do Paraguai, que será realizado de 4 a 29 de março de 2015, com partidas nas cidades de Assunção, Luque e Capiatá.

Texto: Sanderson Barbarini
Foto crédito: Divulgação
Compartilhar:  Facebook

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Galeria de fotos: Copa Americana de Base | 14/12/2014


Galeria de fotos da Copa Americana de Base | Campo do Guarani | 14/12/2014


Sub-10
- Corinthians Chute Inicial 1 x 3 Camisa 10 | 7h45

Sub-12
- Camisa 10 3 x 0 São Jerônimo | 8h45


Total: 228 fotos

Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Pague Menos/AB vence e abre vantagem na disputa do título da Série Prata

Próxima partida será nesta quarta-feira (17), às 15h
Jogando na Praça de Esportes Marcos Antonio Gobbo, no Jardim São Pedro, em Americana, a equipe do Pague Menos/Americana Basketball venceu Bauru por 50 a 43 e largou na frente da disputa pelo título da Série Prata do Campeonato Paulista Sub-17 de Basquete. A segunda partida da série de melhor de três será realizada nesta quarta-feira, às 15h no ginásio Ginásio Panela de Pressão em BauruSe necessário, a terceira e decisiva partida será na quinta-feira, 18/12 às 20h30 no mesmo local.


Como já era esperado, a partida foi extremamente disputada e truncada, vencida por Americana apenas no primeiro quarto (15 a 8) e os demais períodos empatados (11 a 11, 11 a 11 e 13 a 13). O cestinha da partida foi o armador João Pedro com 20 pontos. O ala/armador Pedro também foi um dos destaques com 14 pontos.


"Após uma reação e virada incrível contra o Palmeiras nas semifinais viemos motivados contra Bauru, uma equipe muito forte, alta, bem estruturada e que já vencemos pela segunda vez. Agora com esta vantagem, temos dois jogos para vencer um. Acredito muito nesta equipe que vem de uma reação espetacular e histórica" diz o confiante técnico Oswaldo José Romantini, o Zezé.

A Associação Esportiva Americana Basketball tem o apoio da Prefeitura de Americana, Banco Santander, Supermercados Pague Menos, Topack do Brasil, Unicred e NET.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

9º Festival de Defesas encerra as atividades de 2014 da Escola de Goleiros Camisa 1

O evento encerrou as atividades de 2014 na primeira Escola de Goleiros do Brasil
A Escola de Goleiros Camisa 1 realizou na noite desta quarta-feira, 10 de  dezembro, a nona edição do Festival de Defesas. No total, a Escola recebeu 120 alunos para uma acirrada disputa de chutes a gol. O evento encerrou as atividades de 2014 na primeira Escola de Goleiros do Brasil.


“O evento foi muito bom, superando as expectativas. Como eu disse foi um ano muito difícil, onde nosso projeto correu grande risco de acabar, mas graças a Deus e aos pais, parceiros e amigos  nós conseguimos superar e vencer, terminando o ano com um grande festival, valorizando nossos professores e alunos pela excelente dedicação. Agradeço a todos que fizeram parte da Camisa 1 este ano”, disse Vander Batistella, idealizador da Escola de Goleiros Camisa 1.


O festival recebeu a visita de goleiros e preparadores profissionais do futebol brasileiro. Entre eles, o ex-aluno da Camisa 1, Diego Pato, que atua no Ituano, Marcelo Bonan, goleiro do Independente, Valdir Bardi, preparador de goleiros na Tailândia, José Fioque, secretário de Esportes de Americana, Roberto Guastalli, preparador de goleiros da Ponte Preta, Wilson Coimbra, ex-goleiro do Corinthians e o árbitro da CBF, José Henrique de Carvalho.


Diego Pato, goleiro do Ituano, que também é padrinho da Camisa 1 participou do Festival. “Assim como eu que comecei aqui, todos tem um sonho em ser profissional, nunca desistam dos seus sonhos, eu acreditei e venci”, declarou o goleiro campeão paulista.


A Camisa 1 promoveu também o primeiro desafio entre a turma da manhã contra a turma da tarde, nos menores a turma da manhã venceu, enquanto nos maiores, vitória da turma da tarde.

A Escola de Goleiros encerrou as atividades de 2014, mas já pensa nos desafios de 2015. “Encerramos com chave de ouro, esperamos contar novamente com os parceiros, temos como objetivo uma academia e muitas outras melhorais, para cada vez mais receber jovens que buscam o aperfeiçoamento da posição de goleiro”, disse Batistella.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Bases da Unimed Americana garantem o bronze no Campeonato Paulista de Basquete

Apesar do elenco jovem a equipe fechou o campeonato com 20 vitórias
Neste sábado, 13/12, a equipe Sub-17 da Unimed Americana, comandada pela técnica Adriana Santos garantiu o bronze no Campeonato Paulista de Basquete Feminino da categoria ao vencer o ADC Bradesco / Osasco por 54 a 50 (24 a 19 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Mario Antonucci, no complexo poliesportivo do Centro Cívico. A ala/pivô Mariane Carvalho com 16 pontos foi a principal cestinha da partida. Também se destacaram a lateral/armadora Izabela Nicoletti (15 pontos) e a armadora Maria Paula (14 pontos).


Mesmo com todas as dificuldades que o esporte americanense enfrenta, um elenco muito jovem e um futuro incerto fora das quadras, as meninas fizeram uma vitoriosa campanha, com 20 vitórias no disputado campeonato da FPB.

Adriana Santos fez uma avaliação positiva da temporada 2014 “Foi um ano muito difícil, mas muito produtivo, de aprendizagem e muita superação. Tivemos cinco meninas que subiram do Sub-13 e o crescimento foi monstruoso. Estou muito feliz com o resultado final e faço questão de dizer que todas as meninas, sem exceção, estão de parabéns”, afirmou a técnica.

A equipe Sub-17 foi composta pela atletas Beatriz Oliveira (ala/pivô), Gabriella Soares (ala/armadora), Gessy Germando (pivô), Giovanna Germano (lateral), Izabela Nicoletti Leite, (lateral/armadora), Juliane Saiz (lateral), Letícia Menezes (armadora), Maria Paula Lopes Albiero (armadora), Mariane Carvalho (ala/pivô), Sophia Galetti (lateral) e Wytalla Taynara (ala/pivô).

O técnico Virgil Lopez orgulhoso com o desempenho da equipe Sub-19
Após a partida houve a entrega das medalhas para o Sub-17 e Sub-19, que em virtude da desistência da equipe do APAB/Barretos na partida deste sábado em Barretos foi declarado o vencedor pela FPB e ficou com a terceira colocação.

Além das atletas do Sub-17 a equipe Sub-19 também contou com as atletas Elissa Saiz Dias de Oliveira (armadora), Gabriela Santos (ala/pivô) e Izabella Frederico Sangalli (ala) que transferiu-se na última semana para a equipe profissional do Basquete Jaraguá.

Texto e fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

domingo, 14 de dezembro de 2014

Galeria de fotos: Desafio Voa Goleiro 2014 | 13/12/2014


Galeria de fotos do Desafio Voa Goleiro 2014 | Escola de Goleiros Camisa 1 | 13/12/2014


- Desafio Voa Goleiro 2014 | 9h


Total: 156 fotos

Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Zagueiro Americanense está nas quartas de final com a Seleção Brasileira Sub-15

 Miguel, com a camisa 13, está em sua quarta convocação pela Seleção Brasileira
Após uma maratona de jogos na BH Cup, a Seleção Sub-15 realizou na manhã desta quinta-feira um treino regenerativo em uma academia de Belo Horizonte. A atividade foi comandada pelo preparador físico Elliot Paes e pelo fisioterapeuta Ricardo Vidal. Nesta sexta-feira, o Brasil voltará a campo para enfrentar o Flamengo, em jogo válido pelas quartas de final.

Dentre os atletas da Seleção está o americanense e ex-aluno da Sociedade Esportiva Camisa 10, Miguel Alcântara, zagueiro, que atualmente atua na categoria Sub-14 do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Em sua quarta convocação, Miguel, 14, também teve uma brilhante passagem pela equipe do Unidos e também vestiu a camisa do Rio Branco Esporte Clube.

Confira todos os jogos da sexta-feira, válidos pelas quartas de final da competição:

09:00 - Cruzeiro x Chivas Guadalajara
10:30 - Flamengo x Brasil
14:30 - Atlético MG x América MG
16:00 - Cruzeiro Internacional x Corinthians

Foto crédito: CBF
Compartilhar:  Facebook

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pague Menos/Americana Basketball vence a terceira partida e está na final da Série Prata

Os americanenses comemoraram muito, já que conseguiram reverter
uma série que estava praticamente nas mãos do Palmeiras
A equipe Sub-17 do Pague Menos/Americana Basketball garantiu vaga na grande final da Série Prata ao vencer novamente a equipe da S.E. Palmeiras nesta quarta feira (10) por 61 a 52. A partida foi realizada no Ginásio do São Pedro e válida pela terceira partida do playoff das semifinais da Série Prata do Campeonato Paulista da FPB.

Com este resultado a equipe comandada pelo técnico Zezé Romatini fechou a série em 2 a 1. Na primeira partida em Americana, os palmeirenses venceram por 71 a 53. Depois, em São Paulo o AB reagiu e empatou a série, vencendo por 68 a 62. E nesta quarta feira, novamente em Americana, vitória por 61 a 52.

Os americanenses comemoraram muito, já que conseguiram reverter uma série que estava praticamente nas mãos do Palmeiras. Mas como todo o campeonato, o time do Americana Basketball foi supreendente e mais uma vez se superou e chega numa final inédita de série prata de Campeonato Paulista.

"Por tudo o que surpreendemos nesse campeonato, merecíamos chegar numa final. Agora podemos sonhar mais um pouco e tentar o título" desabafa o técnico Zezé.

O adversário da final será Bauru, que passou por 2 a 0 de Barueri. As datas das finais depende do agendamento da Federação Paulista de Basquete (FPB).

Texto: Assessoria de Imprensa Pague Menos/Americana Basketball
Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Correias Americana é campeão do 81º Campeonato Interno de Futebol Minicampo do Iate Clube de Americana

Neste domingo (7), o time venceu o Célio Automóveis por 1 a 0 na decisão.
O Correias Americana sagrou-se campeão do 81º Campeonato Interno de Futebol Minicampo "Alexandre Pilotto", competição organizada pelo Iate Clube de Americana durante o segundo semestre de 2014. 


O campeonato contou com a participação de 14 times mistos, mas a premiação do artilheiro foi dividida por categoria. Pelos jovens (até 37 anos), Rodrigo Macris conquistou o troféu de artilheiro com 33 gols marcados. Pelos veteranos (acima de 37 anos), Carlos Alexandre Bandeira, o Carioca, foi o artilheiro com 16 gols anotados. O goleiro menos vazado da competição foi Marco Zocca, que teve 28 gols sofridos.

Após o encerramento das partidas, o presidente do clube Carlos Camargo, o vice-presidente Pedro Saltorelli e o homenageado desta edição, Alexandre Pilotto, fizeram a entrega das premiações. “Parabéns a todos. Mais uma vez foi realizado um campeonato bem organizado, com grandes jogos e muita alegria. A amizade entre os sócios foi, sem dúvida, o mais importante nesta competição em que todos saíram ganhando”, ressaltou Carlos Camargo.


Antes da grande final entre Correias Americana e Célio Automóveis, o Auto Mecânica Possobon conquistou a edição do segundo semestre do Iatinho ao vencer o Zico Confecções pelo placar de 5 a 2.

De acordo com o coordenador dos campeonatos do Iate, Nico Lopes, a próxima edição do Campeonato Interno de Futebol Minicampo já começou a ser organizada e deve ter início em fevereiro de 2015.

Texto e fotos créditos: Fernandes Chamorra Comunicação Estratégica | Assessoria de Imprensa Iate Clube de Americana
Compartilhar:  Facebook

Galeria de fotos: Festival de Pênaltis 2014 | 15/09/2014


Galeria de fotos do Festival de Pênaltis 2014 | Escola de Goleiros Camisa 1 | 15/09/2014


- Festival de Pênaltis 2014 | 15/09/2014


Total: 508 fotos

Fotos: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

Final da 1ª Divisão e Palmeiras Master agitam o final de semana em Nova Odessa

Após 12 rodadas será conhecido o grande campeão da 1ª Divisão
No próximo domingo, 14/12, a partir das 8h no Campo do Progresso acontece a final da 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol, entre Real e UVA. O campeonato é organizado pela Liga Novaodessense de Futebol (LNF).

O UVA segue confiante em busca do título. A equipe tem o artilheiro da competição, Jhonny Paes, com 6 gols e a defesa menos vazada, além de contar com um elenco muito forte, composto por diversos jogadores que atuaram no futebol profissional, entre eles Rafael Batista, o Rafael Chorão, com passagens pela Portuguesa, Rio Branco, Americana F.C e a estrela do Krona Futsal, Emerson Martins de Freitas, o Zequinha.

O Real F.C mantém os pés no chão e chega como o azarão após uma fraca campanha na primeira fase, e acredita que o título é possível, prova disto foi a vitória por 3 a 1 na semifinal contra o São Francisco. 


Ademir da Guia, maior ídolo do Palmeiras será uma das atrações deste domingo
Foto crédito: 
Fernando Dantas / Gazeta Press
Logo após a decisão do amador, Palmeiras e Nova Odessa Master entram em campo em uma partida beneficente. O jogo contará com a presença de Ademir da Guia e outros grandes nomes do futebol palmeirense: Gilmar, Luis Sergio, Rosemiro, Chiquinho, Ricardo Longhi, Arouca, Polozzi, Celso Gomes, Pires, Esquerdinha, Edu Bala, Gallo, Reinaldo Xavier, Célio, Paulinho, Flavio Conceição, Carlos Alberto Seixas e Odair Patriarca. A comissão técnica será formada pelo ex-volante Dudu, Leivinha e o mordomo Bezerra.

A entrada será 1kg de alimento não perecível e haverá sorteios de brindes.

Texto: Sanderson Barbarini
Compartilhar:  Facebook

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Matéria histórica: Rio Branco é campeão paulista de vôlei

Há exatos 31 anos, no dia 10 de dezembro de 1983, o Tigre conquistava mais uma glória esportiva em sua rica história de 101 anos. Naquele dia, o Rio Branco venceu o XV de Jaú por três sets a zero - um verdadeiro passeio -, e sagrou-se campeão estadual de voleibol. 

1983 é um ano bastante glorioso ao alvinegro, na época presidido por Luis Mário Marin, ou "Tchida Marin". No ano em questão, o Tigre conquistou o título do estadual de vôlei, fez uma belíssima campanha no paulista de hóquei, e no futebol bateu na trave, quase subindo à elite estadual, mas parando no XV de Piracicaba que tinha um meio de campo comandado por Pianelli. Além disso, a parte social do Rio Branco recebeu grande atenção, tendo seus bailes e domingueiras com grande sucesso e procura.

Confira a matéria do O Liberal de terça-feira, 13 de dezembro de 1983. Vale lembrar que, na época, os jornais não circulavam nas segundas-feiras, e mesmo a decisão sendo no sábado, o domingo passou sem qualquer notícia esportiva. 


Transcrição da matéria
Com uma atuação praticamente perfeita, a equipe de voleibol masculina do Rio Branco - conveniada com a prefeitura - sagrou-se vencedora do Campeonato Estadual da modalidade. O jogo que decidiu o título foi realizado sábado à noite no ginásio de esportes "Milton Fenley Azenha", no Centro Cívico, e em apenas 52 minutos o sexteto local conseguiu passar sobre o 15 de Novembro, de Jaú, por 3 sets a zero. 

Foi o segundo jogo das finais já que, uma semana antes, o Rio Branco também havia derrotado o 15 por 3 sets a 1, na cidade de Jaú. O técnico Zito, após a vitória, chegou a afirmar que "esperava mais do adversário, que não jogou nem a metade do que sabe". Porém, ressalvou o valor dos atletas locais que praticaram um voleibol de muita qualidade. 

Os dois árbitros do jogo - Vicente Canahunga e Saulo Afonso -, não tiveram muito trabalho já que a superioridade técnica riobranquense não permitiu muitas ações ofensivas por parte do 15. Toda a equipe americanense conseguiu manter-se acesa. Não houve substituições e os seis jogadores que atuaram cumpriram o determinado. 

Há de se ressaltar o trabalho de Mário, Lélio, Luis Fernando, Marcelinho, Marcos Nunes e Edmilson. Esta vitória, que significa o título do Estadual, confirmou mais uma vez a volta do Rio Branco à 1ª Divisão na próxima temporada, ao lado das grandes equipes de São Paulo (casos de Pirelli, Pinheiros, Paulistano, Fonte São Paulo e outras). O 15 de Jaú também subiu. 

CAMPANHA DO RB

Rio Branco 1x3 Ipanema, 3 a 0 sobre Piracicaba, 0 a 3 para Itapema de Guarujá (WO), 3 a 1 no Ipanema, 3 a 2 em Piracicaba, 3 a 0 no Itapema, 3 a 2 na Associação Atlética Banco do Brasil, 3 a 2 sobre Osasco, 3 a 0 no Ipanema, 3 a 0 sobre o Banco do Brasil, 3 a 0 com Osasco, 3 a 1 no Ipanema, 3 a 2 no Náutico, 3 a 0 no Náutico, 3 a 1 no 15 de Jaú e 3 a 0 no 15 de Jaú. 

TRÊS REFORÇOS

O técnico Zito revelou, ontem à tarde, que o Rio Branco deverá manter o atual elenco de voleibol e tentar a contratação de três reforços para o próximo mês. Magal, Aldmir e Mário Maringuela estão sendo contactados e propostas à altura da técnica do voleibol destes jogadores serão oferecidas até o final de dezembro. A possibilidade maior de aquisição está sobre Magal, integrante da seleção "B" do Brasil que, neste ano, disputou a Universidade. Marcio Maringuela - atualmente no Palmeiras e morando na Capital, será convidado. Já Aldmir, da Fonte São Paulo, apesar de estar na lista de contratações, tem a sua vinda um pouco mais dificultosa. Isto porque a Fonte não exibe vontade de perder o jogador. A movimentação para que empresas da cidade patrocinem o vôlei também já se iniciou. A Jacyra foi a única durante a temporada de 83 e deverá permanecer contratualmente.



Comentário do título
É, sem dúvidas, um título histórico e que deve ser exaltado. Em 83, essa final foi muito comentada e noticiada na cidade de Americana. A mobilidade foi imensa. Os torcedores lotaram o Centro Cívico, a cobertura regional foi intensa e a expectativa era de um grande jogo. 

O adversário é dos mais conhecidos. Tradicional no futebol paulista, o XV de Jaú já foi uma das grandes forças interioranas, mas infelizmente, hoje, vive um momento de marasmo total, assim como vários clubes do interior. A situação, até mesmo, é pior que a do Tigre, tendo em vista que no começo desse mês o "Galo da Comarca" foi afastado do futebol profissional pela FPF por dívidas. 

Foi um título de segunda divisão, é bom sempre deixar claro isso. Não se engane com a manchete e o título da notícia. Podemos ver na imagem do sexteto, com bastante clareza, que os "jogadores americanenses foram promovidos à 1ª divisão". 

O que isso pesa? Em nada. Não tira, nem mesmo, a importância do título. Até porque, na época, tanto a primeira divisão, quanto a segunda divisão eram muito competitivas. Podemos evidenciar tal fato, por exemplo, com a participação de um dos times mais ricos das duas divisões no campeonato: o Banco do Brasil. O Osasco, que você também viu acima, é o mesmo de hoje.

Uma pena é ver esse esporte somente no passado. O Rio Branco chegou, nos últimos anos, a ter um time feminino conveniado a prefeitura. Porém, a equipe da prefeitura de Americana apenas usava o registro do Rio Branco, ou seja, o Tigre não influenciava em nada nas contratações, diferentemente de 1983. 

Outra pena, também, é ver os outros esportes esquecidos. Nós temos várias pessoas que resgatam a história do Tigre. O Cláudio Giória, na minha opinião, é maior deles. Temos, também, o Roger Willians, agora vice-prefeito da cidade, que possui muitos dados da década de 20. Eu, particularmente, venho colhendo cada dia mais histórias desse glorioso. Fernando, do Riobrancana, com suas fotos e registros que emocionam. Henrique Silveira, do Copa Americana, outro grande personagem que dá importância ao resgate histórico alvinegro. Edinei, do Rio Branco Eterno. Enfim, há tantos. 

Mas vejo que esse resgate está muito concentrado no futebol. Acho isso um erro. O Rio Branco é também vôlei, basquete, tênis de mesa, hóquei, futsal, tiro esportivo, bocha, natação, e até mesmo hipismo. Ou, pelo menos, foi tudo isso. E esses outros esportes merecem, ao meu ver, tanta atenção quanto. Faço um apelo, então, a todos os pesquisadores da história do Rio Branco, mesmo não sendo historiadores - como eu e o Cláudio -, e mesmo sem a intenção de fazerem um livro, um almanaque... Pesquisem também do poliesportivo. Procurem retirar algo da história poliesportiva do Tigre. Eu já estou fazendo a minha parte: em outubro, colhi a história dos 39 anos da medalha de ouro panamericana de Athos Pisoni, no México. Hoje, trago essa "boa nova" a todos os leitores do FOCO NO ESPORTE. Vamos lá, pessoal! Vamos resgatar não só o Rio Branco futebol, mas o RIO BRANCO ESPORTE CLUBE. 
Gabriel Pitor Oliveira
Historiador e setorista do Rio Branco Esporte Clube.

Matéria: Gabriel Pitor Oliveira 
Regaste do acervo histórico pessoal de Gabriel Pitor Oliveira
Compartilhar:  Facebook