Enfim, uma Seleção Brasileira de basquete garantiu a sua classificação para a Copa do Mundo da modalidade. O time feminino, comandado por Luiz Augusto Zanon, venceu Porto Rico neste sábado por 66 a 56, ratificou o terceiro lugar da Copa América de Xalapa (MEX) e assegurou a vaga no Mundial da Turquia, no próximo ano.


Jogadoras comemoram a classificação para o Mundial de Basquete
Considerado favorito ao título da competição continental, o Brasil sofreu um revés inesperado na semifinal, ao ser superado pelo time de Cuba. No início do duelo contra as portorriquenhas, a Seleção ainda exibia um certo nervosismo.

Contudo, no segundo quarto, a equipe tomou as rédeas da partida e não deixou mais a equipe rival se aproximar no marcador do jogo. A partida foi para o intervalo com o placar em 38 a 28 para o time verde e amarelo.

A principal arma ofensiva do Brasil no confronto foi a ala Tati. Ela contribuiu com 18 pontos e ainda apanhou mais cinco rebotes. Pelo lado adversário, a principal anotadora foi a armadora Jazmine Sepulveda, que cravou 21 pontos.

A caminhada do Brasil rumo à vaga à Copa do Mundo da Turquia havia começado justamente contra Porto Rico. No entanto, na primeira partida da fase inicial o time teve muito menos dificuldade e venceu por fáceis 91 a 54.

A classificação de ontem evitou que as mulheres repetissem o vexame dos homens. O time comandado por Rubén Magnano deixou a Copa América da Venezuela sem nem sequer passar à segunda fase. A vaga na Copa do Mundo da Espanha terá de vir por meio de convite. 

Ainda neste sábado, Cuba e Canadá brigarão pelo título da Copa América feminina. Os dois já estão classificados ao Mundial e duelam a partir das 22h (de Brasília).
Texto: LANCENET!
Fotos crédito: Paulino Lamenha