Três países iniciam nesta sexta-feira, 31/01, a luta pelo título do 1º Campeonato Pan-Americano de Corfebol. A partida de abertura será entre Colômbia e Brasil B, às 17h30. No segundo jogo, o Brasil encara o México, a partir das 20h. A competição ocorrerá até o domingo, 02/2, sendo disputada no Ginásio Roberto Polatti, no Antônio Zanaga.
O campeão do Campeonato Pan-Americano garantirá vaga no Mundial de 2015, na Bélgica. “É um esporte pouco conhecido e o objetivo é divulgar a modalidade em todo o país. Americana foi privilegiada em poder sediar essa importante competição”, explicou Mário Antonucci, secretário de Esportes de Americana.
Difundido na Holanda em 1902, o Corfebol é praticado por homens e mulheres (equipes mistas) obrigatoriamente em uma quadra de 40m de comprimento e 20m de largura. As equipes são constituídas por oito jogadores: quatro homens (dois na defesa e dois no ataque) e quatro mulheres (dois na defesa e dois no ataque), tendo como objetivo introduzir a bola no cesto, que diferente do basquete, não possui tabela. Quando são anotados dois pontos na partida, os atletas que estão no ataque invertem de posição com os de defesa, o que torna o jogo mais dinâmico.
As partidas duram 60 minutos, divididos em dois tempos, cada um de 30 minutos. Os jogos têm apenas um árbitro. Cada cesta vale um ponto. É proibido tocar na bola com a perna, com o pé, com o joelho ou com o punho; bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro; correr, andar com a bola ou driblar a mesma; lançar de uma posição defendida, entre o atacante e o cesto, de frente para o atacante com o braço levantado à distância de um braço.
Atualmente 57 países estão filiados à Federação Internacional de Korfebol (IKF). O esporte já é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e luta para conseguir participar dos jogos Olímpicos como modalidade oficial. As maiores potências mundiais são Holanda e Bélgica.
Confira a tabela:
Sexta-feira (31)
17:30 Colombia x Brasil 2
19:00 Cerimônia de Abertura
20:00 Brasil x México
Sábado (01)
09:30 Brasil 2 x México
11:30 Colômbia x Brasil
17:00 Brasil x Brasil 2
19:00 México x Colômbia
Domingo (02)
08:30 3º x 4º
10:30 Final
12:00 Cerimônia de Encerramento
Texto: Ariel Ferreira
Foto crédito: Divulgação
Compartilhar: Facebook
0 comentários:
Postar um comentário