terça-feira, 3 de setembro de 2013

Foco no Atleta: Adriana Santos um ícone do basquete

Adriana Aparecida dos Santos Lopez, mais conhecida como Adriana Santos, nasceu no dia 18.01.1971, na cidade de São Bernardo do Campo. Ela que, como atleta da seleção brasileira de basquete, participou de três Mundiais (94, 98 e 2002), três Jogos Olímpicos (92, 96 e 2000) e dois Jogos Panamericanos (91 e 99). Atualmente é técnica das categorias de base de Americana.

Começou a jogar basquete no ano de 1983, quando tinha 12 anos, em sua cidade natal. Além de São Bernardo, defendeu outras equipes como: BCN, Minercal Constecca , Quaker, Uniban, Guaru, Leite Moça, Sport Recife, Arcor, Microcamp, Unimep, Lattes Montpellier, Lugo, Rivas Futura e Unimed/Americana. E nas seleções de base foi convocada em todas as categorias (Infantil, Infanto e Juvenil, além das seleções Paulista).

Os títulos mais importantes da sua carreira são: Campeã Paulista, Brasileira, Sulamericana de Clubes e Mundial de Clubes. No individual levou como melhor do ano nas categorias Mirim, Infanto, Juvenil, Seleção de Ouro do Campeonato Paulista e também melhor quinteto OPEN -França, All Star Game (França ).

O primeiro time da Categoria Adulta de Adriana foi BCN-UNIMEP. E seus principais títulos foram: Campeã Paulista e Taça Brasil. Teve também alguns individuais como: Seleção de Ouro, Cestinha de 3 pontos (Campeonato Nacional) e melhor Ala.

A sua primeira convocação para Seleção Brasileira Adulta foi no ano de 1990, quando tinha 19 anos.

Suas glórias na Seleção Adulta: Campeã Mundial em 1994, Medalha de Prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Medalha de Bronze nas Olimpíadas de Sidney no ano de 2000, Campeã Panamericana na Cuba em 1991, Campeã Sulamericana e Campeã da Copa América.

Adriana chegou à cidade de Americana, mais precisamente na ADCF Unimed | Americana no ano de 2008. Onde conquistou títulos importantes como o Campeonato Paulista, a Liga Nacional, Jogos Abertos e Regionais. Que por sinal, o último jogo da sua carreira foi nos Jogos Regionais, na cidade de Americana (2010).

Logo após a despedida das quadras como atleta, Adriana começou no comando do time sub-17 da Unimed | Americana, em fevereiro de 2011. Conquistando, já no seu segundo ano, o título de melhor técnica sub-17.

Foi convocada para a Seleção Paulista por 2 vezes e brasileira de base 1 vez.

Os principais objetivos de Adriana: “Evoluir a cada dia como técnica e devolver ao basquete tudo que ele me proporcionou durante esses 27 anos que joguei. Estou tendo a oportunidade de ensinar a prática do basquete a essas jovens atletas, mas aqui, acima de tudo, queremos formar "Seres Humanos". Comentou Adriana.

Confira algumas fotos:

   
                                                              


Texto: Alexandre Rondello
Fotos créditos: Acervo Adriana Aparecida dos Santos Lopez


Compartilhar:  Facebook

Um comentário: